O café é mais do que uma bebida, tornou-se um ritual para começar bem o dia e com mais energia. Além disso, depois do almoço, ele também é requisitado para dar aquele gás extra para finalizar as tarefas pendentes. Mas por que algumas pessoas sentem sono depois do café?
O principal componente do café é a cafeína, e ela tem efeito direto no sistema nervoso central. Por sua vez, o corpo humano possui uma substância chamada adenosina. Ela se acumula no cérebro durante a vigília e é a responsável por nos dizer ao final do dia que é hora de descansar e relaxar.
O café é por excelência um antagonista dessa substância, além de bloquear os receptores de adenosina, ele promove a liberação de neurotransmissores excitatórios como a norepinefrina e a dopamina.
Leia mais:
Tomar café à noite é mesmo ruim e interfere no sono
O que café com impurezas e microtoxinas causam à saúde?
Quais os efeitos do café no organismo humano?
Mas o café não desacelera a atividade dessas células, ele apenas impede a ativação desses receptores de adenosina, evitando os sinais de cansaço e sonolência. Mas a adenosina não desaparece por causa do consumo de café, pelo contrário, ela se acumula no organismo. Passado o efeito excitatório da cafeína, a tendência é sentir muito mais sono e cansaço depois.
Por que algumas pessoas ficam com sono depois de tomar café?
A primeira razão do porquê algumas pessoas simplesmente ficam com sono após beber café é a tolerância. Segundo artigo publicado no News Medical Life Sciences, alguns estudos demonstram que o corpo responde à ingestão crônica de café aumentando o número de receptores de adenosina – o que automaticamente diminui o potencial excitatório do café.
Outro motivo apontado pelo artigo científico está no fato de o café ser um diurético natural, ou seja, aumenta a produção de urina. Se for consumido em grandes quantidades, sem a ingestão adequada de água, pode causar desidratação gerando sintomas como tontura e cansaço.
Outra possibilidade também levantada pelos pesquisadores está diretamente relacionada com o pico de insulina que pode ocorrer ao ingerir o café adoçado.
O café também pode afetar os níveis de açúcar no sangue, principalmente quando consumido com açúcares adicionados, causando quedas de açúcar caracterizadas por um pico inicial seguido por uma queda rápida do açúcar no sangue, causando fadiga e letargia.
Explica o artigo
A genética também está no centro de outra investigação sobre o porquê o café causa sonolência em algumas pessoas. Existem variantes genéticas que não conseguem produzir neurotransmissores suficientes para receber a cafeína ou as que produzem não permitem que a ligação seja concretizada.
Cada organismo é um universo à parte, a capacidade de uma pessoa em metabolizar as enzimas também é um fator crucial. O processo de metabolização vai definir a quantidade de cafeína que chega ao cérebro, bem como a sua velocidade, desencadeando um efeito mais forte ou mais fraco. E, neste quesito, os organismos não seguem uma cartilha.
Por fim, uma das alternativas, caso o café não esteja te deixando desperto, é ficar sem o consumir por alguns dias para que o corpo elimine a cafeína disponível no organismo. Depois é indicado reintroduzir a bebida de maneira moderada na rotina alimentar.
Agora, se mesmo assim o café não lhe dá a energia necessária, outra possibilidade importante para ter mais disposição é focar em banhos de sol curtos pela manhã, praticar atividade física regularmente e, se possível, tirar uma soneca de até 30 minutos durante o dia.
O post Por que sinto sono após beber café? apareceu primeiro em Olhar Digital.