10 alimentos que você deve excluir das compras para ser mais saudável

Adotar uma alimentação saudável não significa apenas incluir frutas, legumes e verduras no prato. Muitas vezes, o segredo está em eliminar certos alimentos que, apesar de comuns no dia a dia, podem trazer sérios prejuízos à saúde.

A nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, listou os dez itens que devem sair da lista de compras. Segundo ela, excluir esses alimentos não apenas ajuda no controle do peso, mas também reduz o risco de diversas doenças e melhora a qualidade de vida.

Leia também

Vida & Estilo

4 nutricionistas revelam os alimentos que nunca comem

Vida & Estilo

Nutricionista lista 10 alimentos baratos, leves e que saciam

Vida & Estilo

Nutricionista indica os melhores alimentos para a saúde intestinal

Claudia Meireles

Gorduras do bem: médico revela os alimentos que protegem o coração

Outro ponto destacado por ela é que muitos desses produtos concentram sódio, gorduras ruins e calorias vazias, o que favorece problemas cardíacos, ganho de peso e até o desenvolvimento de doenças crônicas. Isso não quer dizer que você nunca possa comer esses itens, mas é melhor retirá-los das compras do dia a dia e evitar o consumo quando possível.

Confira os dez alimentos que devem ser evitados para garantir uma dieta mais saudável

1. Embutidos e defumados. Cheios de sais e gorduras, podem prejudicar o trato gastrointestinal quando consumidos em excesso.

2. Sal de adição. Colocar sal extra em pratos prontos favorece a retenção de líquidos e agrava quadros de hipertensão e problemas cardíacos.

3. Corantes sintéticos. Presentes em balas, sucos em pó e alimentos industrializados coloridos, podem causar reações alérgicas graves.

4. Frituras em óleo. O óleo oxidado usado em frituras é altamente prejudicial ao colesterol e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!