Algo piorou muito nos carros nos últimos 25 anos – especialmente em SUVs

Um estudo inédito do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS), nos EUA, mostra que a visibilidade de curto alcance dos motoristas piorou nos carros mais novos, especialmente em SUVs, apesar dos avanços tecnológicos e de segurança.

A pesquisa surgiu da constatação de que, nas últimas décadas, morreram mais ciclistas e pedestres, enquanto as mortes de ocupantes de carros caíram.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os motoristas estariam com mais dificuldade de enxergar usuários vulneráveis da via em áreas próximas ao veículo.

Proteção de ocupantes melhorou, mas pedestres e ciclistas enfrentam riscos maiores com SUVs atuais (Imagem: khunkornStudio/Shutterstock)

Detalhes do estudo

O estudo analisou seis modelos populares fabricados entre 1997 e 2023.

Nos sedãs, como Honda Accord e Toyota Camry, a queda na área visível foi pequena (7% a 8%).

Já nos SUVs, a perda foi significativa: um Honda CR-V de 1997 permitia enxergar 68% da área frontal em um raio de 10 metros, mas no modelo de 2023 esse índice caiu para apenas 28% – menos da metade da visão disponível em sua versão inicial.

Situação semelhante foi encontrada no Chevrolet Suburban, Jeep Grand Cherokee e Ford F-150, todos mostrando reduções expressivas.

Leia também:

Quais os tipos de carro? Conheça os principais modelos disponíveis no mercado

SUVs e caminhonetes agravam trânsito, acidentes e poluição, dizem estudos

Dados de carros conectados melhoram segurança no trânsito

Capôs mais altos e retrovisores maiores ampliam pontos cegos e reduzem a segurança nas ruas (Imagem: guteksk7/Shutterstock)

O problema decorre principalmente de capôs mais altos, colunas A mais largas e retrovisores maiores, que ampliam pontos cegos próximos à dianteira.

Embora entre 10 e 20 metros a visibilidade se mantenha acima de 80%, a perda no campo próximo pode ajudar a explicar os crescentes riscos para pedestres e ciclistas.

Novos estudos vão analisar mais veículos

Segundo o IIHS, o método de medição criado é mais rápido e preciso que técnicas anteriores, e novos estudos devem ampliar a análise para outros veículos.

Embora não conclua que a perda de visibilidade seja a única causa do aumento das fatalidades, o relatório sugere que a evolução do design automotivo tem sacrificado a visão de curto alcance em prol de outros atributos.

Redução de campo de visão em SUVs pode estar ligada ao aumento das mortes de pedestres (Imagem: Pikoso.kz/Shutterstock)

O post Algo piorou muito nos carros nos últimos 25 anos – especialmente em SUVs apareceu primeiro em Olhar Digital.