Bateria chinesa para painel solar opera em climas de até 60 °C

Uma empresa chinesa acaba de lançar uma bateria reserva de baixa temperatura de última geração no formato 26650 para sistemas de rastreamento solar. O grande destaque é a sua resistência a climas extremos — ela opera em climas que variam de −40 °C a 60 °C.

Sistemas de rastreamento solar podem aumentar o rendimento energético em 10% a 40% em comparação com os sistemas de montagem fixa. No entanto, o desempenho de baterias convencionais (chumbo-ácido) é reduzido entre 20% e 30% em temperaturas abaixo de 0 °C, o que pode levar ao desligamento do rastreador.

Novas células podem ser carregadas diretamente abaixo do ponto de congelamento (Imagem: Wiltson Divulgação/Energy)

Mas isso não é mais problema com a bateria LiFePO₄₄, recém-lançada pela Wiltson Energy. E, ao contrário de soluções que dependem de circuitos de aquecimento externos, as novas células podem ser carregadas diretamente abaixo do ponto de congelamento, “reduzindo custos e aumentando a eficiência”, segundo a empresa.

“Esta inovação representa mais do que apenas uma atualização técnica — é um passo para tornar a tecnologia de rastreadores solares confiável em todos os climas”, disse Robert Xie, CEO da Wiltson Energy. “Ao garantir uma operação ininterrupta, estamos ajudando os clientes a maximizar o rendimento energético.”

Destaques da bateria

Desempenho em temperaturas extremas: operação de −40 °C a +60 °C, ideal para projetos solares em climas frios no mundo todo;

Carregamento direto em clima frio: elimina a necessidade de controladores ou circuitos de aquecimento;

Alta potência de saída em frio intenso: mantém mais de 90% da capacidade a −40 °C, suportando descarga de até 5 °C para manter os motores do rastreador em torque máximo;

Rastreamento ininterrupto: garante que os painéis solares permaneçam perfeitamente alinhados com o Sol, mesmo durante frio intenso ou interrupções na rede elétrica, protegendo a vantagem de geração de 10% a 40% dos rastreadores solares.

Sistemas de rastreamento solar podem aumentar o rendimento energético em 10% a 40% (Imagem: Marvin Samuel Tolentino Pineda/iStock)

Leia mais:

Estudo revela que custo da energia solar caiu 99% desde a década de 1970

Finlândia cria bateria de areia de 13 metros para aquecer cidade

Bateria sólida pode ser arma contra a China, diz gigante coreana

Produção consistente

Com seu formato cilíndrico padrão, a bateria é ideal para implantação modular, funcionando tanto como fonte de energia primária quanto como fonte de alimentação ininterrupta (UPS, na sigla em inglês), alternando em dez milissegundos durante falhas na rede elétrica.

Isso garante uma produção solar consistente — mesmo em nevascas, noites polares ou outras condições extremas — maximizando o tempo de atividade, a confiabilidade e o rendimento energético, segundo a empresa.

A nova bateria integra o extenso portfólio da Wiltson Energy de produtos utilizados em energia renovável, transporte elétrico, robótica e armazenamento de energia industrial. Com sede em Dongguan (China), a Wiltson Energy é especializada em sistemas de baterias LiFePO₄ de alto desempenho para ambientes extremos.

Bateria mantém operação mesmo durante frio intenso ou interrupções na rede elétrica (Imagem: tumsasedgars/iStock)

O post Bateria chinesa para painel solar opera em climas de até 60 °C apareceu primeiro em Olhar Digital.