O quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 está disponível para consulta a partir desta sexta-feira, 22. Cerca de 1,9 milhão de pessoas podem consultar os dados online, incluindo contribuintes de anos anteriores que ainda têm pendências.
No total, o valor direcionado para os contribuintes é de R$ 2,9 bilhões. A maior parte desse montante será direcionada a quem não está nos grupos prioritários e enviou a declaração perto do prazo final. Os pagamentos contemplam diferentes perfis de contribuintes.
Quem receberá neste lote?
Entre os beneficiados, estão 1,4 milhão sem prioridade, 312 mil que usaram a declaração pré-preenchida ou Pix, 72 mil com idade entre 60 e 79 anos, 22 mil do magistério, 13,5 mil com mais de 80 anos e 7,8 mil com deficiência ou doenças graves.
Aqueles que optaram pelo uso combinado da declaração pré-preenchida e Pix passaram a ter prioridade este ano. Apesar disso, a maioria dos pagamentos para esse grupo ocorreu nos três primeiros lotes liberados.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Para consultar a restituição, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também pode ser acessado por aplicativo em tablets e celulares.
O pagamento será feito em 29 de agosto na conta bancária ou na chave Pix CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista deve acessar o e-CAC, verificar o extrato da declaração, retificar dados se necessário e aguardar as próximas liberações.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Se a restituição não for depositada por conta desativada, os valores ficam disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001, 0800-729-0001 e 0800-729-0088.
Contribuintes que não resgatarem o valor depois de um ano terão que solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. No site, é preciso acessar “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, por fim, selecionar a opção para solicitar restituições não resgatadas na rede bancária.
O post Consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda é liberada apareceu primeiro em Revista Oeste.