Nada parece intimidar a Meta na sua busca por executivos do Vale do Silício que possam turbinar o setor de inteligência artificial (IA) da empresa liderada por Mark Zuckerberg. E, mais uma vez, o alvo foi um funcionário da Apple.
Frank Chu é o novo contratado da Meta Superintelligence Labs (MSL), segundo a Bloomberg. Na Apple, ele foi responsável por liderar equipes de IA focadas em infraestrutura em nuvem, treinamento e busca.
Na casa nova, Chu vai integrar a recém-criada MSL Infra, equipe responsável pelo trabalho de infraestrutura de IA da Meta. Recentemente, a empresa reorganizou o setor em quatro seções — todas sob a supervisão do ex-chefe da Scale AI, Alexandr Wang, segundo o site.
Já virou moda na Meta
Chu é o sexto funcionário da Apple ligado ao setor de IA a migrar para a Meta desde julho;
Ao menos oito empregados da OpenAI também foram contratados pela empresa de Zuckerberg, que tem metas ambiciosas de construir um laboratório de “superinteligência”;
A saída de Chu é tão significativa quanto a de Ruoming Pang, que criou a equipe de modelos da Apple e decidiu mudar de emprego por um pacote salarial de US$ 200 milhões (R$ 1,09 bilhão, na conversão direta);
O repertório de Chu inclui experiências que podem ser valiosas na Meta, já que o executivo ajudou a gerenciar a execução de modelos de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) nos servidores em nuvem da Apple e supervisionou parte do treinamento do software, segundo a Bloomberg.
Leia mais:
Saiba como a Apple treina seus modelos de inteligência artificial
OpenAI quer ir muito além do ChatGPT; veja os planos
Receita da Meta cresce e empresa prevê aumento nos gastos
Desafios pela frente
Agora, o ritmo de promessas de grandes salários e investimentos com cifras intermináveis deve desacelerar na Meta nos próximos meses, mas a empresa já estaria se planejando para novas contratações em 2026.
“Para gerenciar nosso quadro de funcionários de forma responsável e garantir que nossas vagas em aberto e futuras estejam alinhadas com nossas principais prioridades, estamos suspendendo, temporariamente, as contratações em todas as equipes da MSL, com exceção de funções críticas para os negócios”, informou a empresa em um memorando enviado esta semana aos gerentes de contratação, ao qual a Bloomberg teve acesso.
Enquanto isso, a Apple vem trabalhando para tentar alcançar a concorrência e minimizar os atrasos de uma atualização importante para a Siri. A empresa estaria cogitando usar modelos de IA de terceiros para a assistente de voz, e não mais sua própria tecnologia, segundo a reportagem.
O post Corrida da IA: Meta contrata mais um executivo da Apple, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.