Restaurantes reclamam que ‘taxa zero’ da 99Food virou prejuízo

Donos de restaurantes relatam prejuízos após aderirem à 99Food. Em redes sociais e sites de reclamação, eles afirmam ter sido atraídos pela promessa de isenção de taxas, mas dizem ter sido surpreendidos por cobranças consideradas abusivas.

Um dos casos é o do Amarama, restaurante vegano em São Paulo (SP). “Não estamos mais na plataforma 99Food”, avisa uma postagem no Instagram nesta semana. “Motivo: promessa de zero taxas. Sendo que depois de alguns pedidos notamos taxas absurdas.”

Outro trecho da postagem diz o seguinte: “Depois de muita pesquisa, achamos eles [a 99Food] alegando que tinha taxa de logística e outras. Que só a mensalidade e taxa de comissão não eram pagas no primeiro ano.”

Reclamação do restaurante vegano Amarama publicada no Instagram (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Restaurantes postam reclamações parecidas sobre cobranças na 99Food

As queixas não se restringem ao restaurante vegano. No Reclame Aqui, donos de outros restaurantes contam histórias parecidas.

“Cadastrei minha empresa na 99Food porque a propaganda prometia isenção de taxas por 12 meses para novas lojas”, diz uma das postagens no site, publicada em 16 de agosto. “No entanto, estou sendo cobrado por taxas de entrega e cupons de desconto oferecidos pela própria 99, o que tem causado grande prejuízo financeiro para meu negócio.”

Outra postagem, publicada em 11 de agosto, diz o seguinte: “Sou um restaurante conveniado, fiz meu cadastro na 99Food e me falaram que teria 0% de taxa de comissão, agora estou fazendo minhas vendas e todas as vezes descontam. Cada vez desconta um valor, o que não estava descrito no contrato.”

O que diz a 99 Food

No Reclame Aqui, a 99Food diz não cobrar mensalidade ou comissão, mas sim custos logísticos, que estariam descritos no “painel” de cada parceiro.

99Food diz não cobrar mensalidade ou comissão, mas sim custos logísticos (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Olhar Digital contatou a 99 para pedir esclarecimentos e posicionamentos sobre as reclamações.

Em nota, a 99 disse que “todas as condições comerciais, incluindo as taxas aplicáveis, são dispostas de forma explícita no contrato de serviço”. O posicionamento também abordou os seguintes pontos:

Comissão e mensalidade: “Como incentivo, oferecemos um período de 12 meses com isenção total da comissão sobre as vendas e da taxa de mensalidade”;

Taxa de pagamento online: “Aplicação de taxa de 3,2% sobre o valor dos pedidos pagos via plataforma. Este custo se refere exclusivamente aos custos do processamento de pagamentos online (transações com cartão de crédito/débito)”;

Marketplace: “Aos estabelecimentos que optaram pelo Plano Entrega, há cobrança do custo de transporte do pedido, intermediado por um entregador parceiro da 99Food”;

Previsão contratual: “Ambas as condições – a isenção de comissão e a taxa de pagamento online – estão formalizadas no acordo comercial assinado pelos estabelecimentos no momento do credenciamento”.

Leia mais:

iFood contra-ataca: conheças as novas entregas rápidas e pratos econômicos

iFood Benefícios: o que é, para que serve e quem tem direito?

Veja como cancelar o Clube iFood direto do aplicativo

“A 99Food se coloca à disposição para qualquer esclarecimento e reforça que suas as equipes comerciais estão em contato constante com os parceiros para assegurar que todos os termos tenham total compreensão dos estabelecimentos parceiros”, finaliza a empresa.

O post Restaurantes reclamam que ‘taxa zero’ da 99Food virou prejuízo apareceu primeiro em Olhar Digital.