Toyota tem plano para reagir ao avanço de marcas chinesas no Brasil

As chamadas montadoras tradicionais não parecem estar dispostas a ficar de braços cruzados vendo o avanço das marcas de carros chinesas no Brasil. Um exemplo disso é a Toyota. A empresa vai investir R$ 11,5 bilhões no mercado brasileiro até 2030.

A ideia da fabricante japonesa é ampliar sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo. Além disso, está prevista a criação de um desmanche próprio para reaproveitamento e venda de peças com preços mais baixos.

Empresa japonesa não quer ficar para trás no mercado brasileiro (Imagem: rep0rter/iStock)

Capacidade de produção de veículos será ampliada

Segundo informações do G1, a Toyota está ampliando sua planta em Sorocaba.

Os trabalhos já estão em andamento e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2026.

Quanto estiver pronto, o espaço substituirá a unidade de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação. 

Com a medida, a montadora espera aumentar a capacidade anual de produção para 268 mil veículos, um crescimento de 20%.

Essa expansão fará o Brasil ganhar ainda mais relevância na operação regional da empresa.

Na América Latina, a marca japonesa responde por 12% dos emplacamentos, número superior aos 7,81% de participação no mercado brasileiro.

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Fábrica em Sorocaba está sendo ampliada (Imagem: divulgação/Toyota)

Empresa estuda projeto de reciclagem de veículos

Outro objetivo da Toyota é trazer para o território brasileiro modelos elétricos já comercializados em outros países. A ideia é que isso aconteça a partir do primeiro semestre de 2026. Para tornar os veículos mais sustentáveis, até mesmo os modelos comerciais leves passarão por processos de hibridização. Apenas o câmbio e a bateria dos modelos híbridos devem ser importados. Todo o restante será fabricado e montado no Brasil.

Toyota promete vender peças com até 50% de desconto (Imagem: RidhamSupriyanto/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a empresa promete lançar um projeto de reciclagem de veículos por aqui. Na semana passada, a montadora inaugurou o primeiro desmonte de peças fora da Europa e promete vender componentes por menos de 50% do valor das peças novas. No Brasil, o projeto ainda está em fase de estudos e não há data para o seu lançamento.

A marca japonesa já identificou três perfis de clientes potenciais para o serviço: proprietários de veículos com até cinco anos de uso, donos de carros com cinco a 10 anos, ainda dentro da garantia, e usuários de veículos destinados ao trabalho.

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