Próxima ao município de Itaguaí, a 75 km do Rio, a pequena Ilha dos Martins promete ser um destino com praias menos badaladas, mais afastadas da cidade grande. Embora seja mais difícil alcançar, quem vai até a ilha é premiado com águas de tons verde e azul e pequenas faixas de areia que se unem à natureza, sem o burburinho de áreas urbanas mais movimentados.
Seu acesso é feito somente via embarcação, partindo da vizinha Ilha da Madeira. Esta, apesar do nome, pode ser alcançada com carro ou transporte público. O esforço vale a pena: Martins faz parte de um dos destinos mais interessantes de Itaguaí, junto a outras ilhas tropicais, com a comodidade de estar relativamente próximo à capital do estado.
Conhecendo as praias
Apesar da Ilha dos Martins ser famosa pela Praia do Leste, a Praia do Sul e do Funil também são destinos interessantes para curtir as águas, tomar banho de sol ou caminhar na areia.
A Praia do Leste é calma, semelhante a um rio, com uma pequena faixa de areia próxima à água límpida. Ideal para levar a família, o local ainda possui infraestrutura junto à orla.
Bora desbravar um pedacinho do paraíso pertinho do Rio? A Ilha dos Martins, em Itaguaí, é um destino perfeito para um bate e volta! A travessia é rapidinha, dura só 10 minutos, e o custo total (ida e volta) é de R$30. Assim que chegamos, desembarcamos na Praia da Caixa d’Água, a menor da ilha e sem infraestrutura, mas com aquele visual paradisíaco. Depois seguimos para a Praia do Leste, a maior da ilha, passando pela charmosa Praia do Funil, até chegarmos à nossa favorita: a Praia do Sul! Lá você encontra hospedagem, restaurante e bar, tudo o que precisa para passar um dia relaxante e cheio de boas vibes. Em cerca de 1h30 dá pra explorar toda a ilha, com suas quatro praias de tirar o fôlego. Endereço para a travessia: Rua Miguel Corrêa, nº 4, Ilha da Madeira, Itaguaí. #ilhadamadeira #itaguai #rj #praia #ondeirnorio
Na Praia do Funil, bem próxima à Praia do Leste, fica uma considerável concentração de residências da ilha. O local é rodeado de casinhas de moradores e pequenas ruelas de pedra batida, usadas para acessar as praias. Lá, há um deck grande e uma faixa residencial que quase lembra uma pequena baía, em um dos locais mais fotogênicos da ilha.
Funil pode servir também para acessar a Praia do Sul, caso queira o itinerário completo. Essa praia tem uma faixa de areia maior, a menos de 10 minutos de caminhada e uma pequena trilha.
Dicas para a viagem
A Ilha dos Martins tecnicamente pertence ao município de Itaguaí, que fica a cerca de uma hora e meia da capital carioca. Para pegar o transporte aquático, deve-se partir da Ilha da Madeira, a cerca de 14 km de Itaguaí. No cais, ao norte do local, há serviços de taxi boat que levam 15 minutos até a Ilha dos Martins.
O acesso exige um bom planejamento prévio. Opte por combinar tanto o horário de ida quanto o de volta com o transporte aquático, já que vários locais podem não oferecer sinal de telefone.
Além disso, vale ressaltar que quem busca a Ilha dos Martins deve estar preparado para uma experiência mais raiz. A praia depende majoritariamente de energia solar e costuma haver racionamento.
Em função disso, a maioria das opções de gastronomia e hospedagem não conta com informações atualizadas online. O normal é descobrir os preços e possibilidades ao vivo, na ilha mesmo.
Se for passar o dia, para não depender de garimpar locais, opte também por trazer comida e água diretamente de casa.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro