8 melhores jogos de quebra-cabeça para testar no PC e consoles

Se você gosta de um lazer que, além de divertir, desafia a sua inteligência, um jogo de quebra-cabeça pode ser perfeito. 

O gênero puzzle (palavra em inglês que significa quebra-cabeça) inclui jogos que exigem raciocínio lógico, atenção aos detalhes e criatividade. Neles, o jogador precisa montar peças, encontrar padrões ou solucionar enigmas para avançar.

Se você busca jogos desse tipo, a seguir listamos 8 títulos desse gênero disponíveis para PC e principais consoles da atualidade.

The Witness

The Witness / Crédito: Thekla, Inc. (divulgação)

Desafiador, “The Witness” é um jogo para quem realmente quer quebrar a cabeça. Isso porque o game não fornece informações sobre o que se deve fazer, deixando a missão para o jogador resolver todos os desafios por conta própria.

Mas do que se trata o jogo? Ele se passa em um mundo aberto, em primeira pessoa, onde você controla um personagem sozinho em uma ilha. Esse local é repleto de quebra-cabeças, e cabe a você explorá-lo e resolver os desafios por si mesmo.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Portal 2

Portal 2 / Crédito: Valve (divulgação)

Já considerado um clássico dos videogames, o aclamado “Portal 2” é um jogo de plataforma com quebra-cabeças desenvolvido pela Valve.

Seguindo a proposta do seu antecessor de 2007, no game você resolve os puzzles com uma arma que cria dois portais conectados para se teletransportar ou transportar objetos. O objetivo é superar desafios em câmaras de teste, usando elementos como lasers e pontes de luz.

Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Switch.

Inside

Inside / Crédito: Playdead (divulgação)

No puzzle-plataforma “Inside“, o jogador controla um garoto que percorre um mundo totalmente sombrio. A jogabilidade envolve andar, correr, nadar e usar objetos para resolver enigmas. Durante o progresso, o personagem ganha a habilidade de controlar outros corpos para superar obstáculos.

O visual do game é obscuramente minimalista. O som é usado de forma sutil para criar uma atmosfera imersiva. Além disso, o jogo apresenta mortes realistas do personagem.

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Return of the Obra Dinn

Return of the Obra Dinn / Crédito: Lucas Pope, 3909 LLC. (divulgação)

O premiado “Return of the Obra Dinn” é um puzzle focado em investigação, que exige raciocínio lógico do jogador. No game, você controla um investigador em 1807, que analisa uma embarcação retornada após cinco anos, com toda a tripulação morta.

O objetivo é descobrir o que realmente aconteceu. Para isso, você usa um relógio de bolso que, ao examinar determinados corpos, permite voltar no tempo para o instante exato da morte.

Além disso, o jogo apresenta um estilo monocromático inspirado nos jogos para Macintosh.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

The Talos Principle 2

The Talos Principle 2 / Crédito: Croteam, Devolver Digital (divulgação)

Assim como seu antecessor, “The Talos Principle 2” recebeu aclamação da crítica. É uma experiência mais acessível que o original, e pode ser jogado antes dele, apesar de as tramas estarem conectadas.

O jogo é um quebra-cabeça filosófico em primeira pessoa que combina exploração e desafios lógicos. O objetivo é resolver puzzles para liberar o acesso a uma estrutura central em cada área. Além dos desafios, traz questões existenciais e éticas na narrativa.

Na trama, após o fim da humanidade, um androide desperta para resolver enigmas e enfrentar dilemas que definirão o futuro da inteligência artificial criada para preservar o legado humano.

Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Leia mais

8 jogos de desenhos do Cartoon Network

8 jogos de RPG baseados em animes para você curtir no PC ou console

Os 10 melhores jogos de Dragon Quest, segundo a crítica

Fez

Fez / Crédito: Polytron Corporation, Trapdoor (divulgação)

O indie game “Fez” desafia o jogador com puzzles baseados em mudanças de perspectiva. A proposta mistura gráficos em 2D com um mundo que pode ser explorado em três dimensões. 

O jogador controla uma criatura que recebe um fez, um chapéu vermelho tradicional usado em algumas culturas do Oriente Médio e Norte da África.

Como o título revela, o diferencial do jogo está nesse chapéu, que permite enxergar o ambiente como se fosse um cubo com quatro lados. O jogador pode girar a visão do mundo 2D para revelar novos caminhos, conectar plataformas e coletar itens.

Plataformas: PC, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita e Nintendo Switch.

Stephen’s Sausage Roll

Stephen’s Sausage Roll / Crédito: Increpare Games (divulgação)

Um dos quebra-cabeças mais cultuados dos últimos tempos é o inusitado “Stephen’s Sausage Roll“. Com visuais simples, o jogo segue o estilo Sokoban, gênero de puzzles no qual o jogador empurra objetos em um cenário em grade para colocá-los nos locais corretos.

Em “Stephen’s Sausage Roll“, você controla um personagem e seu garfo, que ocupam espaços separados no tabuleiro. O objetivo é mover linguiças sobre grades quentes no chão de pequenas ilhas cercadas por água. Cada lado da linguiça deve ser assado exatamente uma vez. Obviamente, você não deve deixar a linguiça cair na água. É bem desafiador.

Plataformas: PC.

Little Nightmares

Little Nightmares / Crédito: Tarsier Studios, Bandai Namco Entertainment (divulgação)

Com temática de terror, “Little Nightmares” é um puzzle-plataforma bem elogiado pela crítica.

O game é em 3D e você controla uma menina de casaco amarelo que precisa escapar de um navio aterrorizante que conta com criaturas sinistras a bordo.

Além da resolução de quebra-cabeças, o jogo traz exploração e furtividade, já que a protagonista é indefesa e deve evitar inimigos, escondendo-se e usando o ambiente a seu favor.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

O post 8 melhores jogos de quebra-cabeça para testar no PC e consoles apareceu primeiro em Olhar Digital.