Cerca de um ano depois do lançamento do Snapdragon 7s Gen 3, a Qualcomm anunciou nesta semana o novo processador Snapdragon 7s Gen 4, que chega com algumas novidades na linha de chips da marca para equipar celulares intermediários. Neste conteúdo, você vai conferir as especificações de cada item e ver qual é o melhor.
Snapdragon 7s Gen 3 vs Snapdragon 7s Gen 4
Apesar de não trazer novidades significativas, o Snapdragon 7s Gen 4 conta com alterações pontuais que podem gerar melhorias em relação ao desempenho dos dispositivos que serão equipados com o chip. Veja o comparativo a seguir!
Processamento
A mudança foi bem pequena nesse quesito, pois a Qualcomm alterou algumas frequências, elevando a operação do núcleo Prime do Snapdragon 7s Gen 4 para 2,7 GHz, um pouco mais do que os 2,63 GHz do Snapdragon 7s Gen 3. Além disso, a marca diz que o novo chip é 7% melhor do que o modelo lançado em 2024.
Vale destacar que os dois chips possuem núcleos híbridos Kryo com arquitetura de 64-bit, em uma disposição de quatro núcleos voltados para a eficiência energética do sistema e três núcleos que ajudam no desempenho.
Vale destacar ainda que a litografia dos componentes também é a mesma, pois eles foram fabricados pela TSMC sob um processo de 4 nanômetros. Isso acaba mantendo os dois chips em uma performance parecida, com uma leve vantagem para a versão lançada este ano.
Leia mais:
Qual a diferença entre Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3?
5G: smartphones Android com Qualcomm superam iPhone 16e, diz estudo
6 celulares antigos que já foram moda na sua infância ou adolescência
Câmeras
Outro aspecto que não teve mudança foi o suporte aos módulos de câmeras, pois os dois chips possuem compatibilidade com a captura de foto em 200 megapixels, slow-motion em 1080p, gravação em 4K com HDR, além de profundidade de cores em 10-bit.
Pessoa segurando um chip da Qualcomm – Imagem: Qualcomm/Divulgação
Tecnologia de áudio e conectividade suportadas pelos chips
Tanto o Snapdragon 7s Gen 4 quanto o 7s Gen 3 funcionam com modems 5G da Qualcomm, têm Bluetooth 5.4, suporte ao Wi-Fi 6E com velocidade máxima de 2,9 Gbps.
Na parte de som, os dois são equipados com a plataforma Snapdragon Sound Technology Suite, que tem o áudio espacial com rastreamento de cabeça e o Qualcomm Aqstic Hi-Fi DAC, capaz de proporcionar um ótimo som sem consumir muita energia.
Placa gráfica
Aqui há algumas alterações, pois o modelo atual de GPU Adreno tem uma performance 7% melhor em relação à versão passada, especialmente na renderização de títulos com HDR.
Outro ponto importante é que o Snapdragon 7s Gen 4 faz uso de uma tecnologia Adaptive Performance 3.0, já existente, mas que vem com a promessa de aprimorar o equilíbrio térmico e energético, ajudando a manter o equilíbrio na hora dos jogos.
Os dois chips também possuem o recurso de resolução aumentada com o Game Super Resolution, responsável por otimizar a taxa de quadros em determinados games.
O ponto mais importante em relação à parte gráfica do Snapdragon 7s Gen 4 é o suporte a telas WFHD+, que têm uma taxa de atualização de 144 Hz (frames por segundo) e a resolução de 2.900 x 1.300 pixels, algo não presente no chip anterior.
Inteligência artificial
Também não há muitas alterações nos recursos de inteligência artificial. De acordo com o site Engadget, por exemplo, o Snapdragon 7s Gen 3 tem capacidade para a criação de imagens por meio de prompt de texto em um segundo. Isso foi mantido no 7s Gen 4.
O retorno da suíte inteligente da empresa, a Qualcomm AI Engine, tem como destaque uma melhora para Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), como o chinês Qwen 1B e o LLaMA 1B.
O post Snapdragon 7s Gen 4 ou 7s Gen 3? Veja as diferenças entre os processadores de celula apareceu primeiro em Olhar Digital.