Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú é famosa pela combinação entre a praia e imponentes arranha-céus. O local, inclusive, possui os imóveis com o custo do metro quadrado mais alto do Brasil.
Entre 2021 e 2022, foi realizado um alargamento da faixa de areia da região, o que acabou provocando o surgimento de poças de água semelhantes a piscinas naturais na orla em períodos de maré alta. Agora, um muro subterrâneo de cerca de 6 km de extensão está sendo construído para resolver o problema.
Estrutura será feita de concreto armado e base de pedra
Segundo informações do G1, a proteção ficará na Praia Central de Balneário Camboriú. A estrutura será feita de concreto armado e base de pedra e vai funcionar como proteção costeira, impedindo o acúmulo de água.
No total, serão mais de dois metros de profundidade. Para a realização dos trabalhos, foi necessário o fornecimento de uma licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
A obra faz parte do projeto de reurbanização da orla de Balneário Camboriú, estimado em mais de R$ 31 milhões. O primeiro dos cerca de 24 trechos previstos tem 1,5 km de extensão e começou a ser construído neste mês.
Leia mais
Maquete de prédio mais alto do mundo em Balneário Camboriú tem 14 metros
Prédio com mais de 500 metros de altura pode ser construído em Santa Catarina
Esta muralha foi construída para conter tsunamis no Japão
Prefeitura quer reurbanizar a orla da cidade
A construção do muro subterrâneo ocorre junto com a obra de reurbanização.
Estes trabalhos incluem a construção de galerias subterrâneas e a ampliação do calçadão e de áreas de lazer.
No total, a prefeitura pretende reurbanizar seis quilômetros de extensão da orla.
As intervenções serão feitas de maneira gradual e não há previsão para o fim da obra.
O post Balneário Camboriú: muro subterrâneo vai proteger orla apareceu primeiro em Olhar Digital.