O Fusca conquistou o direito de ser, oficialmente, uma marca de “alto renome” no país, conforme classificação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O reconhecimento foi divulgado nesta segunda-feira, 25.
O status de “alto renome” é mais do que simbólico. Esse tipo de classificação feita pelo Inpi permitirá à Volkswagen, montadora responsável pelo modelo, explorar a marca Fusca em todos os segmentos econômicos do Brasil — não somente no meio automobilístico.
O trabalho para o reconhecimento como marca de “alto renome” contou com a assessoria jurídica do escritório DiBlasi, Parente & Associados. O gestor de marcas e assuntos jurídicos do escritório, Felipe Augusto, afirma que, além de tudo, isso representa um respeito legal a ativos simbólicos do país.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
“Registrar formalmente nomes que caíram no gosto popular e se transformaram em ícones é proteger a memória afetiva do consumidor e assegurar que marcas com esse grau de relevância cultural permaneçam vinculadas à sua origem legítima”, afirma Augusto. “A titularidade da marca ‘Fusca’ pela Volkswagen é um exemplo claro de como direito e reputação caminham juntos no fortalecimento de marcas globais.”
O Inpi é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A pasta tem como chefe o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Exploração comercial da marca Fusca
Com o reconhecimento como “alto renome”, a Volkswagen se blinda de apropriações indevidas por pessoas e outras empresas do uso comercial da marca Fusca no Brasil, avalia a equipe do DiBlasi, Parente & Associados. De acordo com o escritório, a decisão do Inpi ajuda na “defesa de ativos imateriais de alto valor simbólico e econômico” e na “construção e preservação de reputações duradouras”.
Ainda não está explicado se a concessão de marca de “alto renome” poderá impactar na comercialização carros elétricos lançados no Brasil pela GWM no ano passado e que são visualmente inspirados no Fusca. Ora Ballet Cat e Ora Punk Cat foram os modelos destacados pela montadora chinesa nesse sentido.
Leia também: “Gringos já têm veredito para 2026: turbulência”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 206 da Revista Oeste
O post Fusca se torna marca de ‘alto renome’ no Brasil; entenda apareceu primeiro em Revista Oeste.