Protótipo elétrico da Mercedes bate 25 recordes em um só teste; conheça

Quanto tempo você acha que um carro precisa para dar a volta ao mundo? Um ano? Meses? Semanas? Para o Mercedes-AMG GT XX, foram necessários apenas dias. Para ser exato: 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos.

A marca representa o novo recorde mundial entre veículos elétricos. O modelo percorreu os 40.075 quilômetros da circunferência terrestre durante um teste de longa duração no circuito rápido de Nardo, na Itália.

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Para bater essa marca, o carro-conceito da Mercedes foi conduzido a uma velocidade constante de 300 km/h, parando apenas para recarregar. Um total de 17 pilotos se revezaram ao volante em turnos de duas horas – e entre eles estava a estrela da Formula 1 George Russell.

Durante o experimento, o modelo não bateu apenas o recorde de “volta ao mundo”. O Mercedes-AMG GT XX quebrou um total de 25 recordes!

Para bater essa marca, trabalho de pit stop foi extremamente veloz – Imagem: Reprodução/Mercedes

A lista de recordes

A lista é imensa e contempla a maior distância percorrida em 12, 24, 48, 72, 96, 120, 144 e 168 horas.

A marca mais impressionante, no entanto, é a das 24 horas.

O protótipo percorreu nada menos que 5.479 quilômetros nesse período.

Para você ter uma ideia de quanto isso representa, o recorde anterior pertencia ao XPeng P7, que fez 3.961 quilômetros no mesmo recorte.

Ou seja, o Mercedes-AMG GT XX entregou inacreditáveis 1.518 quilômetros a mais em relação ao antigo recordista.

De acordo com especialistas, o principal diferencial está no carregamento da bateria.

Bateria que conta com células cilíndricas de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), que oferecem uma densidade energética de 300 watts-hora/quilograma.

O conjunto completo contém mais de 3.000 células e permite um carregamento rápido e potente de 850 kW.

Apenas 5 minutos de recarga entregam quase 400 quilômetros de autonomia.

A parte interna do veículo é um espetáculo à parte – Imagem: Reprodução/Mercedes-Benz

Mais sobre o protótipo

O modelo vai muito além da bateria de ponta. O pacote tecnológico como um todo é absurdo. A começar pelos três motores elétricos de fluxo axial Yasa refrigerados a óleo. O conjunto de dois motores na traseira e um na dianteira gera pouco mais de 1.360 cavalos de potência.

A velocidade máxima é de 360 km/h – e ele faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos. Para manter a estabilidade com toda essa velocidade, o carro possui um avançado sistema de asas aerodinâmicas controladas por Bluetooth.

Na parte externa, o modelo manteve elementos tradicionais da AMG, como a grade frontal, mas trouxe alguns aprimoramentos, como o acabamento completo em LED.

Já na parte interna, o cockpit é extremamente focado no motorista, com apenas um painel digital e uma tela de infoentretenimento de 14 polegadas.

Vale destacar que o Mercedes-AMG GT XX é um conceito, ou seja, não entrará na linha de produção da montadora. Suas principais características, no entanto, devem passar para o futuro Mercedes-AMG GT, o próximo cupê de 4 portas da empresa de luxo alemã.

As informações são do Inside Evs.

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