Arqueólogos da Noruega localizaram restos humanos e artefatos que teriam sido utilizados em um ritual misterioso de cerca de três mil anos. A descoberta ocorreu durante trabalhos de expansão de uma rodovia no país europeu.
Ainda segundo os pesquisadores, há evidências do que teria provocado o abandono do local, por volta de 800 a.C. e o consequente fim da realização destas práticas. As informações são do portal Science Norway.
Ossos humanos carbonizados foram localizados
As escavações revelaram que o local é formado por duas seções principais, cada uma incluindo uma grande habitação coletiva de até 11 metros de comprimento.
Perto de uma destas construções foi localizado um túmulo de pedra, além de três câmaras funerárias.
Alguns destes espaços continham ossos humanos carbonizados.
Os arqueólogos também encontraram evidências de poços de cozimento na região.
Além de uma fogueira que provavelmente era utilizada para fazer bronze.
Leia mais
O ritual macabro realizado na França há 6 mil anos
Crânio ‘diferentão’ revela ritual misterioso do passado
Faraó Tutancâmon pode ter passado por ritual da imortalidade
Deslizamento de terra teria provocado abandono do local
Os pesquisadores documentaram inúmeras pedras esculpidas com representações de figuras humanas, além de um arco e flecha. Eles explicaram que, normalmente, a arte rupestre daquela época era feita em rochas enormes. No entanto, estas pedras eram menores (até 20 centímetros) e podiam ser transportadas, servindo como uma espécie de relíquias.
Por outro lado, a equipe não localizou nenhuma evidência de assentamento permanente no local ou nas proximidades. Por conta disso, os cientistas acreditam que o espaço tenha sido utilizado para a realização de rituais espirituais ainda desconhecidos.
A análise dos restos mortais revelou que os ossos datam de 1000 a 800 a.C. Nesta época, houve um grande deslizamento de terra que inundou o vale do rio Gaudal. Por conta disso, os arqueólogos acreditam que o local acabou sendo abandonado.
O post Antigo ritual misterioso foi interrompido por deslizamento de terra apareceu primeiro em Olhar Digital.