Durante o inverno é comum que haja o aumento da circulação de vírus respiratórios. Um chá preparado com uma erva popular pode ser um ótimo aliado na prevenção de resfriados. Através de seus compostos bioativos poderosos, o chá de camomila ajuda a manter a imunidade fortalecida e a evitar o adoecimento.
A bebida, feita com flores secas da planta Matricaria chamomilla, também ajuda no relaxamento e a reduzir a ansiedade, melhorando a qualidade do sono. O alívio de cólicas, melhora na digestão, proteção contra inflamações e até o auxílio no controle do açúcar no sangue também estão entre seus benefícios.
Para aproveitar ao máximo as qualidades do chá, é recomendado não adicionar açúcar, pois ele pode interferir nos efeitos calmantes da camomila. “Ele deve ser consumido fresco, logo após a preparação”, ensina a nutricionista Daniella Medeiros, que atua no Rio Grande do Norte.
Além disso, os efeitos do chá são mais eficazes quando combinados a uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos regulares.
Leia também
Chá anti-inflamatório de semente pode aliviar dor articular e muscular
Chá antioxidante melhora circulação e ajuda a controlar a pressão alta
Chá anti-inflamatório melhora a digestão e tem efeito cicatrizante
Chá anti-inflamatório reduz a ansiedade e reforça sistema imunológico
Como o chá de camomila fortalece a imunidade e melhora o sono
Os compostos anti-inflamatórios presentes nas flores da Matricaria chamomilla fazem do chá de camomila uma alternativa natural eficaz contra gripes e resfriados, diminuindo sintomas comuns, como tosse, rouquidão e congestão nasal. Eles também ajudam na recuperação muscular e na saúde da pele.
Já para o efeito calmante, a presença da apigenina na infusão contribui com o alívio da ansiedade, estresse e hiperatividade. O composto atua no sistema nervoso central e abaixa os níveis de cortisol (hormônio do estresse) do organismo.
Com todo o processo, a qualidade do sono aumenta. “A camomila tem propriedades calmantes que ajudam a combater causas relacionadas ao estresse e à ansiedade”, afirma o nutricionista Matheus Maestralle, que atua em Brasília.
A melhoria da qualidade do sono é um dos benefícios do chá de camomila
Como preparar
Ingredientes
1 a 2 colheres de chá de flores secas de camomila;
1 xícara de água (aproximadamente 200 ml).
Modo de preparo
Aqueça a água e, após levantar fervura, despeje-a sobre as flores secas. Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba.
Contraindicações da bebida
Grávidas devem consumir o chá com cautela, pois, em grandes quantidades, a infusão pode ser prejudicial à gestação, com risco de aborto espontâneo. Pessoas que utilizam remédios anticoagulantes também devem evitar, visto que a bebida pode provocar interações medicamentosas perigosas.
A ingestão de grandes quantidades também pode sobrecarregar o fígado em casos de doenças hepáticas. Indivíduos alérgicos a outras plantas dessa família (como crisântemos, margaridas, arnica e ambrosia) podem ter reações alérgicas ao chá de camomila.
“Antes de usar qualquer planta medicinal regularmente, sempre é recomendável consultar um profissional de saúde”, esclarece Daniella.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!