A Nvidia iniciou a venda dos chips Jetson AGX Thor para o público em geral, visando a construção de robôs que têm interações inteligentes em tempo real com pessoas e o mundo físico. Equipado com Nvidia Blackwell, o chip oferece 7,5 vezes mais computação de inteligência artificial (IA) e 3,5 vezes mais eficiência energética em comparação com seu antecessor, Jetson Orin.
O kit foi projetado para alimentar milhões de robôs em setores, como manufatura, logística, transporte, saúde, agricultura e varejo. Empresas, como Amazon Robotics, Caterpillar, Meta, OpenAI e John Deere, já estão testando a tecnologia, segundo a Nvidia.
“Criamos o Jetson Thor para os milhões de desenvolvedores que trabalham em sistemas robóticos que interagem e moldam cada vez mais o mundo físico”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Com desempenho e eficiência energética incomparáveis, além da capacidade de executar múltiplos modelos de IA generativa na borda, o Jetson Thor é o supercomputador definitivo para impulsionar a era da IA física e da robótica em geral.”
Chip robótico da Nvidia
Com 128 GB de memória, o Jetson Thor oferece até 2.070 teraflops FP4 de computação de IA para executar, “sem esforço“, os modelos de IA mais recentes — tudo dentro de um envelope de potência de 130 watts;
O chip pode processar qualquer modelo de IA generativa — desde modelos de ação de linguagem de visão, como o Nvidia Isaac GR00T N1.5 até modelos de linguagem grande (LLMs, na sigla em inglês) populares e linguagem de visão;
Segundo a Nvidia, o novo sistema em módulo resolve um dos desafios mais significativos da robótica: executar fluxos de trabalho multi-IA, com inferência em tempo real para aplicações em setores que vão desde robótica até agricultura e assistência cirúrgica.
“O futuro da robótica na logística depende da capacidade de implementar sistemas cada vez mais inteligentes e autônomos”, disse Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics. “O Nvidia Jetson Thor oferece a potência computacional e a eficiência energética necessárias para desenvolver e escalar a próxima geração de robôs com IA, transformando a forma como movimentamos e gerenciamos mercadorias globalmente.”
Leia mais:
Nvidia orienta seus fornecedores a pararem de produzir chip H20
Novo robô em formato de bola parece ter saído de Star Wars
Os robôs poderão “engravidar” um dia? Acredite, isso está nos planos de uma empresa
Disponibilidade
O kit de desenvolvimento NVIDIA Jetson AGX Thor já está disponível a partir de US$ 3.499 (R$ 19.009,02, na conversão direta). Os módulos de produção Jetson T5000 estão disponíveis em parceiros de distribuição em todo o mundo. Sistemas de produção e placas-base podem ser adquiridos de parceiros.
Lançada em 2014, a plataforma Jetson já atraiu mais de dois milhões de desenvolvedores focados em sistemas de hardware, software e sensores. Mais de sete mil clientes já testaram o Jetson Orin em operações de IA de ponta.
O post Nvidia vende chips para cliente construir seu próprio robô; veja preço apareceu primeiro em Olhar Digital.