A atriz Luana Piovani, de 48 anos, voltou a se pronunciar sobre o comportamento do ex-namorado Dado Dolabella, de 45. A artista compartilhou em seus stories um vídeo da influenciadora Nyle Ferrari, que criticava a forma como o ator tenta justificar suas atitudes passadas com a mudança de hábitos alimentares.
Nos últimos dias, Dado se viu no centro de novas acusações, envolvendo a cantora Wanessa Camargo, de 42 anos, e o sertanejo Luan Pereira, 22. Em uma das versões divulgadas, o ator teria se exaltado ao desconfiar de um flerte da ex com o jovem cantor. Wanessa negou ter sido agredida, mas confirmou o término da relação. Já Luan surgiu nas redes sociais com o rosto machucado, sem entrar em detalhes.
No vídeo publicado por Luana, Nyle Ferrari resgatou uma fala de Dado Dolabella de 2018, em que ele afirmava que seu comportamento agressivo no passado estava ligado ao consumo de carne. Agora, já vegano, o ator voltou a ser acusado de violência.
“Para a surpresa de ninguém, Dado Dolabella se envolveu em mais um caso de agressão. Dado é vegano e, em 2018, disse que no passado era desequilibrado porque comia carne — e carne está ligada ao machismo. Agora que é vegano, a culpa é de quem? Do maço de alface? Do tofu?”, ironizou a influenciadora.
Segundo Nyle, o veganismo não deve ser visto como redenção moral ou sinal automático de equilíbrio emocional. Ela lembrou que, mesmo após adotar o novo estilo de vida, o ator foi preso por não pagar pensão alimentícia e se envolveu em outros episódios de comportamento agressivo.
“Lógico que as pessoas começaram a fazer piada sobre o veganismo e, como mulher vegana e feminista, eu preciso trazer meu ponto. Entendam: o veganismo não é a redenção moral e ética de nenhum homem desequilibrado e violento, porque, enquanto vegano, Dado deixou de pagar pensão e foi preso. Enquanto vegano, Dado se envolveu em outras situações em que demonstrou desequilíbrio. Inclusive, até hoje ele minimiza o que aconteceu com a Luana Piovani”, completou.
Agressões contra Luana Piovani
A atriz e Dado namoraram no início dos anos 2000, mas o relacionamento ficou marcado pela violência. Em 2008, durante uma discussão em uma boate no Rio de Janeiro, ela foi agredida pelo ator.
Na época, Piovani relatou que a falta de apoio público e as acusações de mentira foram mais dolorosas do que a agressão em si. Durante uma entrevista no programa Sem Censura, ela contou que ter sido desacreditada se tornou uma das maiores marcas emocionais de sua vida.
Somente em 2018, uma década depois do episódio, Dado Dolabella falou abertamente sobre a agressão contra Luana Piovani. Em entrevista ao Domingo Espetacular, ele reconheceu o erro, chamando sua atitude de “covarde e humilhante”. Apesar disso, o ator preferiu não entrar em detalhes sobre a relação e evitou revisitar o caso.
Além da agressão à atriz, Dado também empurrou a camareira Ismê de Souza no mesmo episódio e foi condenado pela Lei Maria da Penha.
Prisão por pensão alimentícia
Em fevereiro de 2018, ele foi preso em São Paulo por não pagar pensão alimentícia de um dos filhos, acumulando uma dívida de R$ 196 mil. Na ocasião, ficou detido no 33º Distrito Policial, em Pirituba, até ser liberado dois meses depois.
Pai de três filhos — Eduardo, João Valentim e Ana Flor —, fruto de relacionamentos diferentes, Dado tentou minimizar os episódios mais recentes, dizendo que tudo não passou de mal-entendidos.
Resumo: A polêmica entre Luana Piovani e Dado Dolabella reacendeu discussões sobre veganismo, violência e responsabilidade. Enquanto a atriz expõe feridas antigas, o ator tenta justificar seu comportamento, mas segue envolvido em novas controvérsias.
Leia também:
Wanessa teria pedido um tempo pra Dado Dolabella após brigas violentas e ‘fecho’ de Zilu