O lançamento do foguete Starship, da SpaceX, foi novamente adiado. Condições climáticas adversas impediram a decolagem, que estava agendada para a noite desta segunda-feira, 25, na base do Texas. É a segunda vez seguida que a empresa de Elon Musk posterga a tentativa, o que amplia a sequência de contratempos no programa.
A empresa havia programado o décimo teste do megafoguete para o último domingo, 24. Entretanto, cancelou a operação minutos antes do início previsto, devido a um vazamento de oxigênio líquido na plataforma, conforme explicou Musk. Não houve anúncio de uma nova data para a tentativa.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O Starship, composto pelo propulsor Super Heavy e pela nave de mesmo nome, tem enfrentado contratempos frequentes em 2025. Os problemas incluem duas falhas logo depois do lançamento, uma falha já no espaço e uma explosão durante testes em solo, que evidenciam as dificuldades técnicas envolvidas no desenvolvimento do veículo.
Attempting 10th flight test! https://t.co/eEmbgTtnFg
— Elon Musk (@elonmusk) August 25, 2025
O Starship traz avanços significativos em relação aos antecessores. O novo foguete da SpaceX conta com maior capacidade de impulso, aletas de direção reforçadas e um novo escudo térmico, itens essenciais para missões de reentrada e reutilização rápida, principal aposta da empresa.
Nasa pretende usar foguete da SpaceX para ir à Lua
A Nasa pretende usar esse foguete em 2027 para seu primeiro pouso tripulado na Lua desde a era Apollo. Além disso, o Starship é peça-chave nos planos de Musk para ampliar o serviço de internet Starlink, ao permitir o envio de lotes maiores de satélites, tarefa atualmente realizada pelo Falcon 9.
“Em cerca de seis ou sete anos, haverá dias em que o Starship será lançado mais de 24 vezes em 24 horas”, escreveu Musk no X. Até concretizar essa frequência de lançamentos, a SpaceX precisa demonstrar pousos seguros, colocar cargas em órbita e conduzir reabastecimentos complexos no espaço, etapas consideradas fundamentais para as futuras missões lunares da Nasa.
Starship’s flight trajectory for today’s test pic.twitter.com/gF5kivcEAY
— SpaceX (@SpaceX) August 25, 2025
No teste agendado para esta segunda-feira, 25, a separação dos estágios ocorreria a dezenas de quilômetros de altitude. O Super Heavy iria retornar para um pouso na água, próximo à costa do Texas, enquanto a nave Starship seguiria para o espaço.
Durante a trajetória, a nave deveria liberar maquetes de satélites Starlink e reacender um dos motores em uma volta suborbital ao redor do planeta. A reentrada sobre o oceano Índico é crucial para testar o desempenho das aletas externas e de um novo conjunto de telhas de escudo térmico diante de altas temperaturas e fricção.
O post SpaceX suspende lançamento do foguete Starship pelo 2º dia seguido apareceu primeiro em Revista Oeste.