Marte e Lua? Veja os próximos passos da Starship após voo perfeito

O décimo lançamento da Starship aconteceu nesta terça-feira (26). Com todos os seus principais objetivos alcançados, este foi o primeiro voo perfeito de 2025, após três fracassos. Agora, o gigante da SpaceX já pode olhar para o futuro e seguir com o planejamento de seus próximos passos. Mas quais são eles?

Lançamentos mais frequentes

A SpaceX continuará realizando mais voos teste ao longo de 2025. O objetivo, há alguns meses, era conseguir colocar o megafoguete para voar a cada três semanas. Isso não foi possível devido aos fracassos dos primeiros lançamentos do ano, mas agora a empresa se aproxima do plano de acelerar os lançamentos. Isso é crucial para o futuro do foguete, como veremos a seguir.

Pouso da Starship na Starbase

Neste último voo, vimos o estágio superior da Starship pousar no Oceano Índico. Mas os planos para o futuro são ousados: pousar a nave na própria Starbase, para que ela seja reutilizada.

Esse deve ser o próximo grande objetivo da Starship. Talvez não ocorra ainda no próximo lançamento, mas é algo no qual a empresa vem trabalhando. Algumas atualizações adicionadas ao décimo teste foram, inclusive, voltadas para aproximar a nave desse plano.

A pilha formada pelos protótipos Booster 7 (do propulsor Super Heavy) e Ship 24 (da espaçonave Starship) posicionada na plataforma de lançamento 30 minutos antes do horário previsto para a decolagem. Crédito: SpaceX

O pouso, entretanto, é algo complexo. Pousar a Starship na Starbase, mesmo local de decolagem, pode ser perigoso e causar danos estruturais na base de lançamento. Por isso, a SpaceX trata esse objetivo com bastante cautela.

“É algo muito arriscado. Eles vão ter que fazer em algum momento, mas é necessária uma preparação maior, talvez daqui a alguns lançamentos”, explicou o astrônomo Marcelo Zurita durante a live do Olhar Digital que transmitiu o décimo voo.

Leia mais:

Do Falcon à Starship: conheça a evolução dos foguetes da SpaceX

Como a SpaceX pretende reabastecer a Starship no espaço?

Starship: SpaceX revela por que a nave explodiu durante o 8º voo

‘Pit stop’ no espaço

A Starship lançada da Terra não consegue levar combustível suficiente para ir até a Lua, pousar e voltar, por exemplo (muito menos para Marte). Para resolver isso, a SpaceX planeja uma versão “Tanker” (tanque) da Starship, que sobe carregada de metano (CH₄) e oxigênio líquido (LOX).

Início da reentrada atmosférica da espaçonave Starship, segundo estágio que dá nome ao megafoguete da SpaceX. Crédito: SpaceX

Em órbita baixa (LEO), uma Starship de missão (tripulada ou de carga) encontra-se com várias Starships Tanker que transferem propelente. Após o abastecimento, ela segue viagem.

Ainda faltam alguns detalhes sobre esse processo, que exigirá muitos testes. Mas o reabastecimento será fundamental para o futuro da Starship.

Na Lua

Prevista para 2027, a missão da NASA Artemis 3 colocará astronautas na Lua novamente após 50 anos. O lançamento será feito com o foguete SLS, mas a Starship participará como módulo de pouso.

Representação artística do módulo de pouso Starship, da SpaceX, na superfície da Lua. Crédito: SpaceX

A Starship HLS é a versão da SpaceX feita apenas para levar astronautas à Lua no programa Artemis. Ela não volta à Terra; por isso, não tem escudo térmico nem aletas, sendo mais leve e simples.

Mas ela ainda deverá ser testada e precisará do sistema de abastecimento em órbita que mencionamos acima.

Para Marte e além…

Pelos testes atuais, esse objetivo ainda parece distante. Mas Elon Musk já o trata como um passo próximo. Em uma apresentação divulgada pela SpaceX, o bilionário revelou que pretende ver o maior foguete do mundo chegando a Marte em 2026.

“A SpaceX está planejando pousar as primeiras Starships em Marte em 2026. Esses primeiros veículos coletarão dados essenciais sobre a entrada e o pouso, servindo como precursores para futuras entregas de tripulação e carga à superfície marciana”, disse a empresa em nota divulgada após a apresentação.

Imagem conceitual artística do primeiro estágio do foguete Starship na superfície de Marte. Crédito: SpaceX

De acordo com Musk, há 50% de chance de a SpaceX conseguir enviar naves para Marte em 2026. As primeiras unidades não levarão humanos, mas robôs humanoides Optimus, da Tesla. “Seria uma imagem épica — ver o Optimus andando pela superfície de Marte”, completou Musk.

Após 2026, o próximo passo consiste em enviar 20 Starships para o Planeta Vermelho. Nessa etapa, a expectativa é que já haja humanos a bordo. O cronograma prevê que elas serão enviadas entre 2028 e 2029.

Conclusão

Isso é apenas um resumo dos planos da Starship. Nos próximos lançamentos, deveremos ver testes mais simples, incluindo aperfeiçoamentos do escudo térmico, novas versões e outras demonstrações. São justamente esses pequenos passos que aproximam o maior foguete do mundo de seus grandes objetivos. O fato é que a Starship será peça fundamental no futuro da exploração espacial.

O post Marte e Lua? Veja os próximos passos da Starship após voo perfeito apareceu primeiro em Olhar Digital.