A SpaceX realizou o décimo teste com o foguete Starship, que decolou do Texas e completou o voo nesta terça-feira, 26, com pouso do estágio superior no Oceano Índico. Apesar de a missão ter atingido seus objetivos, a confiabilidade do foguete ainda é alvo de questionamentos entre especialistas do setor aeroespacial.
O Starship, com mais de 120 metros de altura e considerado o maior foguete já criado, partiu da base texana logo depois das 23h30, no horário local. De acordo com a transmissão feita pela empresa de Elon Musk, o pouso no oceano aconteceu cerca de uma hora mais tarde.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
“Amerissagem confirmada! Parabéns a toda a equipe da SpaceX por um décimo voo de teste emocionante!”, comemorou a empresa em publicação no X. O lançamento aconteceu depois de dois adiamentos, causados, respectivamente, por falhas técnicas e condições meteorológicas desfavoráveis.
Starship’s tenth flight test pushed the limits and provided maximum excitement along the way → https://t.co/UIwbeGoo2B pic.twitter.com/W6fH3GCwuP
— SpaceX (@SpaceX) August 27, 2025
Tentativas anteriores, realizadas no início do ano, terminaram em explosões em pleno voo. Em junho, uma nova explosão durante um teste em solo aumentou as dúvidas sobre a viabilidade do projeto, apesar do plano de Musk de iniciar missões para Marte em 2026. A empresa, reconhecida por inovações como foguetes reutilizáveis, aposta no Starship para conquistar voos interplanetários e realizar o sonho de colonizar o planeta vermelho.
SpaceX tem desafios a superar na operacionalização do Starship
Modelos adaptados do Starship devem integrar o programa Artemis, da Nasa, que prevê a volta de astronautas norte-americanos à Lua. A SpaceX também propõe voos de longa distância, que prometem levar pessoas “a qualquer lugar do mundo em até uma hora”.
Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting tenth flight test of Starship! pic.twitter.com/5sbSPBRJBP
— SpaceX (@SpaceX) August 27, 2025
Entretanto, Musk admitiu no Texas que, antes de alcançar a Lua ou Marte, o foguete precisa superar “milhares de desafios técnicos”, embora tenha reafirmado sua confiança no projeto. Na mesma linha, o consultor da Analysys Mason, Dallas Kasaboski, avalia que o Starship “ainda não se mostrou confiável”. À agência AFP, ele disse que “os sucessos não superaram os fracassos” e frisa que o novo teste colocou a SpaceX “sob forte pressão”.
Enquanto a SpaceX já consegue recuperar o primeiro estágio do Starship, responsável pela propulsão inicial, ainda não foi possível reutilizar a extremidade superior do foguete, objetivo que permanece na lista de metas da empresa.
O post SpaceX faz 10º lançamento do maior foguete do mundo apareceu primeiro em Revista Oeste.