Nessa terça-feira (26/8), a socialite Val Marchiori, 50 anos, contou, nas redes sociais, que foi diagnosticada com câncer de mama. A doença foi identificada depois da investigação de um nódulo suspeito na mama direita — foi necessário passar por uma biópsia e mamografia.
“Mulheres, não deixem de fazer mamografia. Não deixem de fazer por medo, porque quando a gente faz antes, a gente já consegue resolver”, alertou. “Então é um alerta para vocês, é um alerta para as mulheres que têm medo. Façam mamografia, é muito importante.”
Leia também
“Não é sentença de morte”, diz Vera Viel a Val Marchiori sobre câncer
Caso Val Marchiori: saiba com que frequência se deve fazer mamografia
Val Marchiori revela diagnóstico de câncer de mama: “Sem chão”
Val Marchiori se emociona ao revelar diagnóstico de câncer: “Medo”
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil — segundo o Ministério da Saúde, a doença representa 28% dos casos de neoplasias. O acompanhamento especializado, com exames de mamografia regulares a partir dos 40 anos, é essencial para garantir o diagnóstico precoce.
Porém, a própria paciente pode perceber os primeiros sintomas do câncer. O autoexame pode revelar nódulos e mudanças na textura da pele que são sintomas das neoplasias de pele.
Principais sintomas do câncer de mama
Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, nas mamas.
Edema na pele, que fica com aparência de casca de laranja.
Retração da pele.
Dor.
Inversão do mamilo.
Descamação ou ulceração do mamilo.
Secreção transparente, rosada ou avermelhada que sai do mamilo.
Linfonodos palpáveis na axila.
A boa notícia é que, quando identificado precocemente, o câncer de mama responde bem ao tratamento. A evolução da medicina já tornou possível a análise genética dos tumores, revelando os subtipos da doença e orientando as terapias para um melhor resultado.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!