O YouTube anunciou o lançamento mundial do “Hype”, ferramenta que permite aos fãs promoverem vídeos de criadores com até 500 mil inscritos.
O botão aparece abaixo do “curtir” e já está disponível em 39 países, com o Brasil sendo parte da lista. Mercados relevantes como EUA, Reino Unido, Japão, Índia e Coreia do Sul também estão incluídos.
Leia mais:
5 programas da TV que fazem mais sucesso no YouTube
O que é YouTube TV e como funciona serviço de streaming
YouTube lança qualidade de vídeo aprimorada para assinantes Premium
Como o recurso funciona
Cada usuário pode promover até três vídeos por semana, somando pontos que impulsionam o conteúdo em um novo ranking dentro da aba Explorar.
Para favorecer criadores menores, o YouTube aplica um bônus proporcional ao número de inscritos.
Vídeos promovidos recebem um selo de “hype”, e os fãs mais ativos ganham mensalmente a insígnia “estrela do hype”.
Estratégia da plataforma
O recurso foi criado após a empresa identificar que fãs queriam participar ativamente do crescimento de seus criadores favoritos.
Além de aumentar engajamento, o Hype deve se tornar nova fonte de receita, já que a plataforma testa no Brasil e na Turquia a opção de “hypes pagos” para ampliar a promoção de vídeos.
O YouTube também prepara rankings de hype por categorias — como games e estilo — e ferramentas para os fãs compartilharem suas interações. Já os criadores podem acompanhar o desempenho do recurso no aplicativo YouTube Studio, com métricas detalhadas e relatórios semanais.
O post YouTube confirma expansão do recurso “Hype”; Brasil está incluído apareceu primeiro em Olhar Digital.