O pedido de extensão do prazo para analisar a fusão entre Petz e Cobasi no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ficou maior. O relator, José Levi Mello do Amaral Júnior, considerou o processo complexo e pediu prazo até o final deste ano. Sem a prorrogação, a data limite seria 3 de outubro.
Segundo o despacho do relator, o tempo original seria insuficiente para que o Tribunal do Cade exercesse plenamente suas funções, especialmente devido à complexidade do caso. O documento ressalta a necessidade de uma avaliação mais aprofundada do processo de fusão.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A Superintendência-Geral do Cade havia aprovado a operação sem objeções, mas o procedimento foi interrompido quando a concorrente Petlove apresentou recurso, com a exigência de que o tribunal do conselho revisasse a decisão. A análise passou então a tramitar em instância superior.
Embora a área técnica do Cade não tenha visto riscos concorrenciais na união das duas maiores empresas do setor pet, o recurso destacou possíveis efeitos não considerados, como pressão sobre fornecedores e consequências nos preços.
Entre as 35 empresas consultadas pelo Cade, 31 demonstraram preocupação com o negócio, mas essas ressalvas não constaram no parecer final. Os receios incluíram poder de barganha ampliado, potencial monopólio, influência nos preços de mercado e atuação agressiva no comércio eletrônico.
Petz e Cobasi assinaram acordo de fusão há 1 ano
Petz e Cobasi finalizaram o acordo de fusão em agosto do ano passado, depois de mais de três anos de negociações. As duas empresas haviam assinado um memorando de entendimentos para o negócio em abril.
A fusão prevê corporações anuais, com ganhos de eficiência estimados entre R$ 230 milhões e R$ 330 milhões de Ebitda — lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização — incremental.
A nova entidade será listada na Bolsa de Valores e espera capturar cerca de 11% da participação do mercado pet no Brasil. A rede combinada contará com mais de 140 cidades e cerca de 500 lojas.
O post Cade amplia prazo para analisar fusão entre Petz e Cobasi apareceu primeiro em Revista Oeste.