O iFood, principal plataforma de delivery de alimentos no país, enviou notificação extrajudicial à 99Food, na qual acusa a rival de captar profissionais estratégicos que possuem cláusulas de não concorrência em seus contratos. O envio da notificação aconteceu em 30 de junho.
Conforme apuração da revista Veja, recrutadores da chinesa 99Food teriam abordado funcionários do iFood no LinkedIn, afirmando que o compromisso de non-compete “não seria um problema” em eventuais contratações. Em alguns desses casos, o iFood acionou a Justiça do Trabalho de São Paulo para contestar admissões de ex-colaboradores.
Cláusula do iFood é comum no setor
O mecanismo de não concorrência é prática comum no setor, sobretudo para profissionais com acesso a dados sensíveis e estratégicos. A cláusula tem duração limitada e visa proteger informações confidenciais que, se utilizadas por concorrentes, podem trazer prejuízos à empresa de origem.
99Food, da @99brasil, chegou em São Paulo projetando um taxômetro gigante em prédios da cidade. O contador? Mostrava quanto o iFood arrecada em taxas por dia A ação rolou domingo à noite (11/08) na General Jardim,… #99Food #iFood #Delivery #Marketing #MarketingDeGuerrilha pic.twitter.com/FlZ9NF9rB2
— B9 (@brains9) August 12, 2025
Em resposta, a 99Food declarou estar “promovendo mudanças profundas no mercado de entrega de comida no Brasil, criando uma nova opção não só para restaurantes, entregadores e consumidores, mas também para os profissionais que atuam neste setor”.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A nota da empresa diz que, hoje, a 99Food representa “uma alternativa real que oferece perspectiva de crescimento com desafios que valorizam os talentos do mercado, e fazemos isso cumprindo todos os requerimentos da legislação brasileira”.
O aplicativo da 99Food foi relançado no Brasil no último dia 12. A princípio, com funcionamento somente em São Paulo. O DiDi’s International Business Group, grupo chinês controlador da 99, promete investir R$ 500 milhões ao todo na operação.
O post iFood notifica 99Food por captação ilegal de funcionários apareceu primeiro em Revista Oeste.