A liderança de competitividade entre municípios brasileiros, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), ficou concentrada no Sudeste, que emplacou nove cidades entre as quinze primeiras posições do ranking nacional. O Sul, mesmo com menos representantes, garantiu o topo da lista com Florianópolis, Santa Catarina, no primeiro lugar.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Vitória, capital do Espírito Santo, aparece em segundo lugar, enquanto São Paulo ocupa a terceira colocação. O resultado faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado depois da análise de 418 cidades com população acima de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE. Essas cidades abrangem cerca de 60% dos brasileiros.
Metodologia e indicadores avaliados no Brasil
O estudo tem o objetivo de oferecer uma análise mais detalhada das maiores cidades do país, com o objetivo de estimular disputas positivas e servir como ferramenta de cobrança da administração pública. Foram avaliados 65 indicadores oficiais agrupados em treze pilares, entre eles inovação, sustentabilidade fiscal, saneamento, saúde, educação e segurança.
O desempenho em cada um dos pilares resulta em um ranking individual, que compõe a colocação geral dos municípios. Florianópolis se destacou em inovação e dinamismo econômico, ficando em primeiro, mas teve desempenho inferior em funcionamento da máquina pública, onde ficou em 103º lugar.
Destaques e desafios das cidades líderes
Entre os destaques temáticos, Florianópolis liderou em inovação, ficou em terceiro em capital humano, mas obteve a 243ª posição em qualidade da educação. Vitória alcançou o topo em capital humano e teve bom desempenho em funcionamento da máquina pública, mas ficou em 374º em segurança. Já São Paulo liderou em sustentabilidade fiscal, obteve a segunda posição em inovação, mas ocupou apenas o 334º lugar em telecomunicações.
No âmbito estadual, o CLP também apresentou um ranking dos Estados mais competitivos, com Sudeste e Centro-Oeste ocupando quatro posições cada entre os quinze mais bem colocados. São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal encabeçam essa lista, acompanhados por Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
O post Nove dos 15 municípios mais competitivos do Brasil estão no Sudeste; confira a lista apareceu primeiro em Revista Oeste.