Suculenta que brilha no escuro vai te deixar hipnotizado; veja!

Pesquisadores criaram um método para fazer suculentas brilharem no escuro sem alterar seus genes – e, além disso, o brilho é estimulado pela luz do Sol. A técnica foi apresentada em um estudo publicado na Matter, e, de acordo com a equipe, tem potencial para “influenciar áreas como biologia, arquitetura e planejamento urbano”.

Entenda:

Pesquisadores desenvolveram uma técnica que faz suculentas brilharem no escuro;

O método consiste em injetar partículas de brilho residual – semelhante às utilizadas em brinquedos fluorescentes – nas folhas da planta;

Em comparação à engenharia genética, a técnica é mais barata e traz um brilho mais intenso em diferentes tons;

Além disso, a luminescência pode ser “recarregada” com luz solar ou LED.

Técnica faz suculenta brilhar no escuro. (Imagem: Liu et al./Matter)

Além de encantadoras, as plantas luminescentes podem ser muito úteis. O brilho pode ser usado como fonte de iluminação sustentável, mas, na maioria das vezes, esse processo acontece por engenharia genética e o brilho permanece relativamente baixo, com uma gama de cores limitada.

Leia mais:

Novo plástico à base de plantas é esperança contra a poluição

Robôs e IA assumem polinização de plantas no dia a dia

Há algo de errado com a fotossíntese das algas, segundo estudo

Suculenta brilha no escuro com nova técnica

Método pode apoiar a iluminação sustentável. (Imagem: Liu et al./Matter)

O novo método consiste em injetar as folhas de suculentas com pequenas partículas de brilho residual – semelhante às utilizadas em brinquedos fluorescentes. A técnica, explica a equipe, não só é mais barata do que modificar geneticamente a planta, mas também garante um brilho mais intenso e em cores diferentes sem impactar na saúde da suculenta.

Inicialmente, os pesquisadores sequer tinham como foco as suculentas. Na verdade, eles acreditavam que as folhas grossas da planta prenderiam as partículas de brilho na superfície ou ao redor das raízes. As apostas estavam em plantas mais finas, como a jibóia (Epipremnum aureum). 

Mas os testes revelaram exatamente o oposto: as suculentas “apresentam maior capacidade de carga e luminescência mais uniforme”.

Brilho da planta pode ser “recarregado” com o Sol

Brilho no escuro é “recarregado” por luz solar ou LED. (Imagem: Liu et al./Matter)

Os autores aplicaram as partículas (com cerca de sete micrômetros cada) na parede celular do mesófilo – parte da folha responsável pela fotossíntese –, e descobriram que era possível obter diferentes tons de luz dependendo do tipo de partícula. Ainda, o brilho podia ser “recarregado” com luz solar ou LED.

“É impressionante ver uma planta viva emitindo múltiplas cores. Esses tons também me fazem imaginar uma futura planta com brilho branco quente – visualmente confortável e potencialmente mais prática para iluminação ambiente”, diz Shuting Liu, autora principal do estudo, ao Gizmodo.

O post Suculenta que brilha no escuro vai te deixar hipnotizado; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.