Um raro eclipse solar total está previsto para 2 de agosto de 2027. Segundo informações da Nasa, o fenômeno deve ser um dos mais longos do século, ao transformar o dia em escuridão total durante mais de seis minutos em partes do planeta. A nível de comparação, o eclipse de abril de 2024 teve duração máxima de 4 minutos e 28 segundos.
A totalidade do eclipse de 2027, que consiste no bloqueio completo da luz solar pela Lua, será visível apenas em uma faixa restrita do mundo, com largura estimada em 257,7 km. Essa faixa atravessará países como Marrocos, Espanha, Argélia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Iêmen e Somália.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A região sinalizada abrange 2,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície terrestre. Apesar de expressiva, essa área representa apenas uma fração dos 510 milhões de km² do planeta.
De acordo com o portal especializado em astronomia Space, pertencente à empresa SpaceX, esse evento será o mais longo em terra desde 1991 e permanecerá sem igual até 2114. O guia divulgado pelo site detalha os melhores pontos de observação e destaca o Egito como o local onde a fase de escuridão máxima deve durar 6 minutos e 22 segundos.
A solar eclipse in Chile
pic.twitter.com/bkcCTPqELM
— ✨ (@astro4pics) August 28, 2025
A previsão indica que o deslocamento da sombra lunar sobre a Terra começará às 08h26 e terminará às 11h48, totalizando cerca de 3 horas e 20 minutos. Em regiões fora da faixa principal, na Europa, África e sul da Ásia, o eclipse poderá ser acompanhado parcialmente, sem a completa ocultação do Sol.
Nasa dá orientações para observar o eclipse
Eclipses solares ocorrem quando Terra, Lua e Sol se alinham perfeitamente, o que faz a Lua projetar sua sombra sobre o planeta e bloquear parcial ou totalmente a luz solar em certas regiões. Esse fenômeno só acontece durante as chamadas temporadas de eclipses, que ocorrem duas vezes ao ano, devido à inclinação da órbita lunar.
A Nasa orienta que o céu limpo é fundamental para observar o fenômeno. “O bom tempo é a chave para uma visualização bem-sucedida do eclipse – é melhor ver um eclipse mais curto com céu limpo do que um eclipse mais longo sob nuvens”, afirmou a agência espacial dos Estados Unidos.
O post Eclipse solar total promete escurecer o dia por mais de 6 minutos apareceu primeiro em Revista Oeste.