Quem passa às margens da BR-101, na altura de Ibiraçu, é surpreendido por uma monumental estátua branca de um Buda de 35 metros de altura e um portão tradicional japonês, chamado torii. O local, rodeado pela Mata Atlântica capixaba, marca a entrada para o primeiro mosteiro zen da América Latina.
O Mosteiro Zen Morro da Vargem existe desde 1974 tendo como pilares atividades espirituais, socioambientais e culturais. Enquanto a praça onde foi implantada a imponente estátua pode ser visitada durante toda a semana, as dependências do mosteiro só podem ser conhecidas aos domingos.
Quando o mosteiro foi fundado, a região não possuía a estrutura de hoje, e os templos funcionavam em casebres. Hoje, o mosteiro possui uma estrutura completa e oferece ampla gama de atividades para comunidade do entorno, aos visitantes de um dia e quem busca fazer uma imersão mais profunda e consistente na prática do zen.
O aspecto espiritual do local está fundado na filosofia zen-budista, voltada para o despertar da mente e da plena atenção, formando monges, oferecendo retiros espirituais e fazendo parte da trilha de peregrinação Caminhos da Sabedoria, que envolve também religiões cristãs.
O pilar cultural do mosteiro está relacionado às atividades oferecidas, como aquelas relacionadas à comunidade do entorno, além de exposições, apresentações musicais e encontros. Além disso, o mosteiro gere uma estação cultural na Praça Torii, dedicado a acolher artistas em residência. É possível se manter atualizado sobre as atividades no site e nas páginas oficiais.
Uma das ideias da tradição está ligada a atuar também na busca por soluções aos problemas locais, como preservação da vegetação de Mata Atlântica e da fauna. Dos 150 hectares localizados na região do mosteiro, 140 áreas preservadas e o restante é ocupado pelos templos, jardins e plantações.
Atrações disponíveis
Quem viaja para o mosteiro vê de longe uma das principais atrações do local: o Grande Buda de Ibiraçu. De 35 metros de altura e cerca de 350 toneladas, a estátua é a maior imagem esculpida de Buda no ocidente.
Além disso, o local também conta, diariamente, entre 8h e 16h, com uma escola de cerâmica e restaurante. Há, ainda, uma loja de souvenires, das 9h às 17h.
Já quem quer visitar e conhecer o mosteiro, planeje-se para estar na região aos domingos, entre 8h e 10h, com a possibilidade de permanência até o meio-dia. O valor da entrada, de R$ 20, é convertido para manutenção da reserva. O visitante que se interessar pode usar esse tempo para participar de uma dança meditativa, aula de zazen, que é principal prática do budismo que consiste em sentar-se em uma almofada virado para a parede, ou simplesmente passear pelo local.
Há algumas opções de vivência para além das visitas, normalmente em grupos: há experiências voltadas à crianças, focadas no autocuidado e práticas de disciplina, atenção e organização, além de visitas guiadas e atividades em equipe, como trilhas e meditação.
Para idosos, são oferecidas atividades direcionadas ao envelhecimento saudável, combate à ansiedade e estresse, com opções de pernoite ou visitas de curta duração.
Quem curte caminhadas de cunho espiritual tem a possibilidade de fazer parte do Circuito Caminhos da Sabedoria, que teve início em 1987 com intuito de se criar um diálogo entre budismo e cristianismo. Trata-se de um percurso de 108 km que dura em média cinco dias. A ideia é integrar natureza, história, fé e espiritualidade, passando por igrejas, capelas e templos, além da vegetação de Mata Atlântica. Um dos pontos de interesse, além do mosteiro, é o tradicional Santuário de Nossa Senhora da Saúde, construído em 1928 e muito buscado por romeiros do estado.
Por outro lado, quem quer vivenciar a rotina específica de um mosteiro zen poderá participar de retiros específicos. Participantes fazem uma imersão total, inclusive no preparo das refeições – que é ovolactovegetariana – e participam de práticas e ritos cerimoniais pautados em disciplina, atenção plena, vida participativa e respeito ao próximo.
Como chegar e dicas de viagem
O mosteiro fica no município de Ibiraçu, 70 km ao norte de Vitória. Para chegar, basta pegar a BR-101 até o Km 217. A portaria fica a 2 km da Praça Torii, onde fica o Grande Buda de Ibiraçu.
Vale estar atento para algumas regras: não é permitido entrar com animais, nem fazer piqueniques. O mosteiro não abre em dias de chuva porque a estrada fica escorregadia e só é permitido acessar o local de carro.
+ A Civitatis organiza passeios até o Mosteiro Morro da Vargem
Leia tudo sobre o Espírito Santo
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro