Carro do futuro? Triciclo elétrico com pedal atinge 100 km/h em teste na França

A empresa francesa de mobilidade elétrica Cixi testou com sucesso o protótipo do seu veículo de três rodas chamado Vigoz, com sistema de pedal sem corrente. O veículo atingiu 100 km/h no experimento — o objetivo é chegar a uma velocidade máxima de 120 km/h.

O projeto teve início há 10 anos na região de Haute-Savoie, na França, quando a empresa desenvolveu um sistema de transmissão eletrônico sem corrente e sem correia para bicicletas elétricas e veículos de carga, segundo o site New Atlas.

O Vigor já é aprovado para uso em todas as vias públicas, incluindo rodovias. Com 165 centímetros de altura, o veículo é visível para veículos maiores, oferecendo ampla visibilidade para o piloto, de acordo com a Cixi.

Há espaço para um passageiro, um animal de estimação ou bagagens (Imagem: Cixi/Divulgação)

“Queremos ‘reativar’ o transporte diário e contribuir para a revitalização da nossa vida moderna. Queremos transformar essas viagens ‘passivas’ que fazem parte da nossa rotina diária em momentos de esforço consciente, para que possamos ter estilos de vida mais ativos e saudáveis”, dizem os fundadores.

Tecnologia própria

A empresa criou o Sistema de Recuperação de Energia de Pedalagem (PERS) para garantir controle total sobre a aceleração e a desaceleração até a parada completa, “seja para uma condução suave e sem suor ou para um treino de alta intensidade”.

A tecnologia “converte a força humana em propulsão da bicicleta por meio de eletricidade, permitindo que o ciclista controle intuitivamente a velocidade e a frenagem ao pedalar” — assim, a energia da pedalada é convertida em eletricidade para acionar o motor.

A bateria de 22 kWh recarrega totalmente em 6 horas usando uma tomada doméstica padrão de 220V. A frenagem regenerativa e a pedalada também ajudam a aumentar a autonomia, atualmente em 160 km. Se a bateria acabar, a força do pedal ainda impulsiona o volante, mas pode ser mais trabalhoso.

Energia da pedalada é convertida em eletricidade para acionar o motor (Imagem: Cixi/Divulgação)

Leia Mais:

Novo motor elétrico transforma caiaque em veículo ‘automático’

Protótipo elétrico da Mercedes bate 25 recordes em um só teste; conheça

É melhor usar máscaras ao carregar carros elétricos, diz estudo. Entenda!

Futuro ecológico

No protótipo exibido pela empresa, o motorista fica sentado em posição reclinada enquanto pressiona os pedais em uma cabine de formato arredondado. Um sistema personalizado com alavancas de controle dão a direção ao condutor, e um mecanismo de inclinação o ajuda nas curvas.

Segundo a Cixi, o Vigoz foi projetado para ser prático no dia-a-dia, faça chuva ou faça sol: o veículo é equipado com janelas deslizantes e conta com sistema de ar-condicionado para regular a temperatura interna. Há espaço para um passageiro, um animal de estimação ou bagagens (que podem ser presas em uma área aberta na parte traseira). 

Bateria de 22 kWh recarrega totalmente em 6 horas usando uma tomada doméstica padrão de 220V (Imagem: Cixi/Divulgação)

O veículo terá um ciclo de vida de pelo menos 15 anos antes de ser reciclado e descartado adequadamente. “Acreditamos que esse esforço não se trata de ser ecológico, mas sim do padrão mínimo que os produtos futuros devem atingir.”

Atualmente, a empresa está combinando todos os sistemas técnicos com o design de nível de produção para iniciar a fase de certificação do desenvolvimento, antes da produção. A partir daí, será aberto um cronograma para pedidos. O preço estimado não foi divulgado.

O post Carro do futuro? Triciclo elétrico com pedal atinge 100 km/h em teste na França apareceu primeiro em Olhar Digital.