Governo estuda reduzir velocidade máxima nas vias brasileiras

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 mil pessoas morrem todos os anos em razão de acidentes de trânsito que têm como causa o excesso de velocidade. Um cenário que preocupa as autoridades brasileiras.

Por conta disso, o governo federal realizou uma consulta pública para atualizar o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. Este documento serve como base para a definição das velocidades máximas nas vias do país.

Excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes no trânsito brasileiro (Imagem: Bukhta Yurii/Shutterstock)

Não haveria grande impacto no tempo das viagens

Segundo informações do UOL, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sugere que, em zonas urbanas, seja adotado um limite padronizado de 30 km/h. Já em vias que exercem função principal de conectar bairros e regiões da cidade, os limites ficariam entre 40 e 50 km/h. A proposta de redução da velocidade máxima é baseada em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial.

De acordo com a Senatran, estudos realizados em diferentes metrópoles brasileiras mostram que uma eventual mudança não traria grandes impactos no tempo das viagens. Em Fortaleza, por exemplo, foram apenas seis segundos a mais por quilômetro percorrido após a velocidade máxima ser reduzida de 60 km/h para 50 km/h, em 2022. Por outro lado, os números de acidades caíram cerca de 30%. Atropelamentos com vítimas diminuíram em até 63% e a emissão de gás carbônico foi reduzida em 7%.

Objetivo é diminuir o número de acidentes de trânsito no Brasil (Imagem: Alf Ribeiro/ Shutterstock)

Durante a consulta pública, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias sugeriu a ideia do limite de velocidade dinâmico. Através de placas eletrônicas, esse tipo de limite pode ser ajustado em tempo real conforme imprevistos e condições de tráfego. Outra sugestão foi correlacionar melhor a taxa de acidentes em determinado local com o seu limite de velocidade. As ideias agora serão avaliadas pelo Ministério do Transportes, que poderá aplicá-las em nova edição do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.

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Redução da velocidade máxima também seria aplicada em estradas (Imagem: Joa Souza/Shutterstock)

Velocidades máximas no Brasil hoje:

Rodovias de pista dupla: 110 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos);

Rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos);

Estradas: 60 km/h;

Vias de trânsito rápido: 80 km/h;

Vias arteriais: 60 km/h;

Vias coletoras: 40 km/h;

Vias locais: 30 km/h.

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