Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 12 mil pessoas morrem todos os anos em razão de acidentes de trânsito que têm como causa o excesso de velocidade. Um cenário que preocupa as autoridades brasileiras.
Por conta disso, o governo federal realizou uma consulta pública para atualizar o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. Este documento serve como base para a definição das velocidades máximas nas vias do país.
Não haveria grande impacto no tempo das viagens
Segundo informações do UOL, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sugere que, em zonas urbanas, seja adotado um limite padronizado de 30 km/h. Já em vias que exercem função principal de conectar bairros e regiões da cidade, os limites ficariam entre 40 e 50 km/h. A proposta de redução da velocidade máxima é baseada em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial.
De acordo com a Senatran, estudos realizados em diferentes metrópoles brasileiras mostram que uma eventual mudança não traria grandes impactos no tempo das viagens. Em Fortaleza, por exemplo, foram apenas seis segundos a mais por quilômetro percorrido após a velocidade máxima ser reduzida de 60 km/h para 50 km/h, em 2022. Por outro lado, os números de acidades caíram cerca de 30%. Atropelamentos com vítimas diminuíram em até 63% e a emissão de gás carbônico foi reduzida em 7%.
Durante a consulta pública, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias sugeriu a ideia do limite de velocidade dinâmico. Através de placas eletrônicas, esse tipo de limite pode ser ajustado em tempo real conforme imprevistos e condições de tráfego. Outra sugestão foi correlacionar melhor a taxa de acidentes em determinado local com o seu limite de velocidade. As ideias agora serão avaliadas pelo Ministério do Transportes, que poderá aplicá-las em nova edição do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.
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Velocidades máximas no Brasil hoje:
Rodovias de pista dupla: 110 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos);
Rodovias de pista simples: 100 km/h (automóveis e motos) ou 90 km/h (demais veículos);
Estradas: 60 km/h;
Vias de trânsito rápido: 80 km/h;
Vias arteriais: 60 km/h;
Vias coletoras: 40 km/h;
Vias locais: 30 km/h.
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