Nestlé demite CEO por relacionamento ‘não declarado’ com funcionária

A Nestlé demitiu o CEO Laurent Freixe após ter sido descoberto que ele estava tendo um “relacionamento sentimental não declarado com uma funcionária”.

A decisão foi noticiada pela multinacional suíça e teria sido tomada após uma investigação conduzida pelo presidente Paul Bulcke e pelo diretor independente Pablo Isla, com o apoio de consultores externos.

A apuração encerra abruptamente a carreira de quase quarenta anos do executivo francês na gigante alimentícia suíça.

CEO da Nestlé era parte histórica do grupo

Parisiense, 63 anos, Freixe trabalhava na Nestlé desde 1986. Em setembro de 2024, assumiu o comando do grupo, sucedendo o alemão Mark Schneider.

Saiba mais: Nestlé vai ‘gastar’ R$ 500 milhões para aquecer os lucros com café no Brasil

Sua ascensão começou no departamento de marketing, o levou a se tornar CEO da Nestlé Hungria (2003) e chefe da divisão ibérica (Espanha e Portugal) em 2007, até o salto para o topo da multinacional, em 2008, com a nomeação como vice-presidente e CEO da área da Europa.

Saiba mais: Nestlé recolhe lotes de alimentos para bebês

A saída foi repentina. Uma investigação interna revelou um “relacionamento romântico não declarado” de Freixe com uma funcionária que respondia diretamente para ele.

Dura política corporativa

A política corporativa do grupo, que detém marcas como as cápsulas de café Nespresso e o café instantâneo Nescafé, o achocolatado Nesquik e o sorvete Häagen-Dazs, não deixa margem para interpretações. 

Um código de conduta incentiva os funcionários a evitar potenciais conflitos de interesse e exige que divulguem prontamente qualquer relacionamento com colegas.

“Os valores e a governança da Nestlé são a base sólida do nosso grupo”, observou o presidente, na nota com a qual encerrava a colaboração de Freixe.

Para substituir o executivo, a multinacional nomeou Philipp Navratil, até recentemente CEO da Nespresso.

Austríaco de 49 anos, ele ingressou na Nestlé em 2001 como auditor interno. Em 2009, tornou-se Gerente Geral da Nestlé Honduras, em 2013 assumiu a liderança da unidade de café e bebidas no México e, em 2020, tornou-se Vice-Presidente da Unidade de Negócios Estratégicos de Café da Nestlé.

Ele é reconhecido por sua “sólida experiência em alcançar resultados em ambientes complexos”.

O novo CEO da Nestlé não mudará de rumo. “Apoio a direção estratégica da empresa e o plano de ação para melhorar o desempenho da Nestlé”, disse Navratil.

O post Nestlé demite CEO por relacionamento ‘não declarado’ com funcionária apareceu primeiro em Revista Oeste.