Guinness divulga vídeo raro de homem mais alto da história. Assista

O Guinness World Records publicou uma gravação rara do homem mais alto da história, Robert Wadlow, em 29 de agosto. A filmagem de 1933 do gigante de 2,72 m foi descoberta primeiramente por Bruce Jensen, familiar de vizinhos antigos do gigante.

Em entrevista ao Guinness, Jensen revela que sua família morava em Alton, nos Estados Unidos, ao lado de Wadlow. Como seu avô, Maurice Williamson, tinha gosto por novas tecnologias, comprou uma câmera de filme, além de adorar fazer exibições em casa através de um projetor.

Leia também

Pouca vergonha

Brasileiro busca certificação do Guinness como “maior corno do mundo”

Cinema

O motivo de Tom Cruise entrar para o Guinness Book com novo filme

Mundo

Vídeo. Indiano é considerado homem mais peludo do mundo pelo Guinness

Mundo

Guinness Book: mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa

Em 22 de fevereiro de 1933, no aniversário de Robert e sua filha, Patricia Jensen, Maurice organizou uma festa e foi lá que a filmagem aconteceu. À época, o gigante completava 15 anos e Patsy, 4 — ambos nasceram no mesmo dia.

Patricia, mãe de Bruce, conheceu e conviveu com Robert durante toda sua infância. Jensen não sabe explicar como o avô e o homem mais alto da história se conheceram, mas provavelmente a profissão de Maurice, que era médico, os aproximou.

“Meu avô ainda estava servindo na Primeira Guerra Mundial quando Robert nasceu, então acho que ele provavelmente não fez o seu parto, mas fez o parto de muitos bebês em Alton e possivelmente de alguns irmãos de Robert”, afirma o neto, em entrevista ao site do Guinness World Records.

Bruce conta que o avô adora filmar eventos em datas comemorativas e tinha caixas de filmes de festas de Natal e aniversários.

Veja o vídeo

Morte trágica de homem mais alto da história

Mesmo não convivendo com Robert, Bruce imagina que não devia ser fácil ser um homem de estatura tão grande. “As pessoas deviam ficar olhando boquiabertas para Robert o tempo todo”, afirma o norte-americano. Por coincidência, seu filho também é alto e 1,90 m, 60 cm a menos que o recordista.

O homem mais alto de todos os tempos morreu dormindo em 15 de julho de 1940, aos 22 anos. Wadlow faleceu devido a uma bolha séptica em seu tornozelo direito causada por uma cinta de ferro mal ajustada, que era usada para sustentar as pernas.

Para enterrá-lo, foi necessário um caixão sob medida de 3,28 m, pesando mais de 453 kg, além de 16 pessoas para carregá-lo.

“Acho que parte da razão pela qual ele se tornou tão icônico foi a forma como ele viveu sua vida com tanta dignidade. Uma das coisas que mais me deixam feliz é que minha mãe vai viver naquele clipe com Robert”, relembra Bruce.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!