Dia 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília). Esta data representa o início oficial da primavera no Hemisfério Sul, o que abrange o Brasil. No entanto, a chamada primavera meteorológica começou nesta segunda-feira (1º).
Segundo os meteorologistas, as estações meteorológicas marcam os períodos do ano em que a transição de uma estação para a outra já começa a ser sentida. E isso pode acontecer mesmo antes do previsto no nosso calendário.
Primavera meteorológica se estende de setembro a novembro
Segundo informações do G1, as estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol.
Já as meteorológicas ou climáticas são as que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura.
Para definir os dias e horários de início das estações, os astrônomos se baseiam nos solstícios (momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios) e equinócios (quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios).
Mas no caso das estações meteorológicas, o início tende a ser muito menos preciso.
Elas são divididas da seguinte forma: o verão meteorológico vai de dezembro a fevereiro, o outono meteorológico compreende de março a maio, o inverno meteorológico dura de junho a agosto e a primavera meteorológica se estende de setembro a novembro.
Essa divisão é considerada importante para a análise de dados de meses inteiros e futura comparação com padrões históricos.
Leia mais
La Niña: fenômeno que muda o clima no mundo pode começar esse ano
Esta IA promete democratizar a previsão do tempo; entenda
IA já faz previsão do tempo, mas funciona mesmo?
O que esperar do mês de setembro
Segundo a Climatempo, ao longo de setembro a tendência é de retorno das chuvas principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste, com destaque para a segunda quinzena do mês, quando as pancadas devem se tornar mais frequentes. Já em trechos do interior da Bahia e em parte do Nordeste, esse aumento da umidade ainda não deve ser tão expressivo.
No Rio Grande do Sul, por sua vez, há previsão de pancadas de chuva intensas já no início do mês e também ao longo da primeira quinzena. A expectativa é de episódios fortes e irregulares, que podem causar transtornos em algumas cidades.
O mês também será marcado pela variabilidade de temperatura. Períodos de calor, como nestes primeiros dias de setembro, serão interrompidos por passagens de frentes frias. A partir da segunda quinzena, o retorno das chuvas deve se espalhar por mais áreas, preparando o caminho para a primavera que começa oficialmente no dia 22.
O post Primavera meteorológica já começou! O que é isso e o que muda no tempo? apareceu primeiro em Olhar Digital.