Quais são os estados mais inovadores do Brasil? Veja lista

Pela segunda vez consecutiva, São Paulo é considerado o estado mais inovador do Brasil no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Medido por um número que varia de 0 a 1, o índice considera 80 critérios de sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia e economia criativa.

Na edição deste ano, São Paulo obteve a nota 0,872 — quase três vezes a média nacional (0,296), que também foi superada por outros cinco estados: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368). Os últimos colocados na classificação são Alagoas (0,148), Maranhão (0,127) e Acre (0,122).

“Os resultados do IBID 2025 confirmam que a inovação está cada vez mais presente no cotidiano das micro e pequenas empresas brasileiras. Esse avanço só é possível porque os ecossistemas locais de inovação vêm se estruturando, aproximando universidades, startups e empreendedores. A redução da distância em relação a São Paulo mostra também que a inovação deixou de ser privilégio de poucos estados”, afirma o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick. 

Em uma escala de 0 a 1, São Paulo obteve a nota 0,872 (Imagem: Ranimiro Lotufo Netio/iStock)

Os destaques da pesquisa

Líderes regionais: São Paulo no Sudeste; Santa Catarina no Sul; Amazonas no Norte; Rio Grande do Norte no Nordeste; e Distrito Federal no Centro-Oeste;

Amazonas foi o estado que mais ganhou posições entre 2024 e 2025, passando da 20ª para a 17ª posição;

Rio de Janeiro caiu da segunda para a quarta posição no intervalo de uma década;

No caso de Santa Catarina e Paraná, estados que vêm ganhando relevância no cenário da inovação nacional, a redução foi de seis pontos percentuais em relação ao líder;

Economias do Nordeste apresentam desempenho em inovação acima do esperado em relação ao seu nível de renda.

Redução da distância em relação a São Paulo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de poucos estados (Imagem: Reprodução)

“O IBID 2025 aponta para uma estabilidade na dinâmica territorial da inovação no Brasil, mas destaca o avanço expressivo de regiões fora do eixo tradicional. Vários estados vêm reduzindo a distância em relação a São Paulo e, sob uma perspectiva de médio prazo, há mudanças significativas nas primeiras posições do ranking nacional”, destaca o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura.

Leia Mais:

SP ganha primeira “faculdade de influenciadores” do Brasil

Startup brasileira lança agentes de IA para acabar com burocracia na saúde

Startup brasileira aposta em IA para mudar o jeito que você compra imóveis

Moldando o futuro

O relatório destaca algumas mudanças estruturais que contribuíram para a nova configuração do setor de inovação no país: a pandemia de Covid-19, a transformação digital, o envelhecimento populacional e os avanços em inteligência artificial, robótica e sustentabilidade.

“O IBID busca orientar o processo decisório de formuladores de políticas, investidores e gestores públicos e privados, oferecendo uma base confiável para o planejamento de ações voltadas à promoção do desenvolvimento, com ênfase na geração de conhecimento, no uso estratégico da propriedade industrial e no fortalecimento das capacidades tecnológicas do país.”

Brasil está entre os 50 países mais inovadores do mundo (Imagem: JLco – Julia Amaral/iStock)

No Índice Global de Inovação de 2024, elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o Brasil ocupa a 50ª posição, recuo de uma posição em relação a 2023, quando ocupava o 49º lugar. Ainda assim, o país permanece como líder na América Latina e no Caribe, à frente de Chile (51º) e México (56º). Desde 2015, o Brasil subiu 20 posições.

O post Quais são os estados mais inovadores do Brasil? Veja lista apareceu primeiro em Olhar Digital.