Pesquisadores da Universidade de Coventry concluíram que uma pessoa pode monitorar com segurança até cinco veículos autônomos ao mesmo tempo, sem comprometer a atenção ou o tempo de resposta.
O estudo, publicado na revista Computers in Human Behavior, simulou uma central de controle em que operadores experientes observaram entre três e nove veículos autônomos virtuais, avaliando quando seria necessário acionar um motorista reserva.
Leia mais:
Toyota e Waymo querem deixar o sonho do carro autônomo mais perto de você
O avanço de carros autônomos parou. Quais as razões?
Como um carro autônomo reage em caso de acidente? Entenda a tecnologia por trás
Pesquisa revela ponto ideal para cada operador
Os resultados mostraram que cinco veículos é o ponto de equilíbrio: nesse número, os operadores reagiram em cerca de 13 segundos — tempo considerado adequado para analisar a situação antes de agir.
Com menos veículos (três), houve intervenções excessivas, possivelmente por excesso de vigilância.
Já com nove, o desempenho caiu de forma significativa, indicando sobrecarga.
Supervisão adequada pode impulsionar transportes autônomos
A pesquisa destaca que a supervisão remota pode ser decisiva para a adoção de serviços como ônibus autônomos, robotáxis e veículos de entrega, permitindo maior eficiência e redução de custos.
Porém, a forma como os alertas são transmitidos ao operador também importa: excesso de mensagens visuais se mostrou distrativo, enquanto sinais alternativos, como alertas sonoros, podem melhorar o foco.
Segundo o professor Stewart Birrell, diretor do Centro de Pesquisa para Transporte e Cidades do Futuro, os resultados “oferecem um passo essencial para que veículos conectados e automatizados funcionem de forma segura em ambientes urbanos, sem sobrecarregar os supervisores humanos”.
O post Robotáxis, ônibus autônomos… como esses veículos serão supervisionados? apareceu primeiro em Olhar Digital.