A Tesla definitivamente não vive um bom momento. Além de registrar mais uma queda nas vendas na Europa, a empresa de Elon Musk amarga resultados muito abaixo do esperado em um dos mercados mais promissores do mundo.
Desde que iniciou suas operações na Índia, em julho deste ano, a fabricante de veículos elétricos recebeu pouco mais de 600 pedidos. A expectativa da companhia é comercializar 2.500 unidades até o final deste ano.
Poucos negócios foram fechados até agora
Segundo informações da Bloomberg, a Tesla planeja enviar entre 350 e 500 carros para a Índia este ano.
O primeiro lote está programado para chegar nos próximos dias.
As entregas serão inicialmente limitadas às cidades de Mumbai, Delhi, Pune e Gurugram.
O tamanho da remessa é baseado nos pagamentos integrais que a empresa recebeu pelos carros.
A fabricante não se pronunciou oficialmente sobre os fracos resultados.
Leia mais
Tesla anuncia recall de 7 mil veículos na Austrália; saiba o motivo
Tesla demite funcionários da Gigafactory Texas, sede global da empresa
Tesla lança novidade aguardada na Europa. É suficiente para conter a crise?
Tarifas de Trump contra a Índia atrapalham planos da Tesla
A baixa demanda por veículos da Tesla contrasta com um mercado de veículos elétricos aquecido. As principais rivais da empresa, especialmente a BYD, têm conseguido conquistar um mercado cada vez maior. Na Índia, por exemplo, a montadora chinesa vendeu o dobro de veículos em comparação com a companhia de Musk até o momento.
Uma das explicações para os fracos resultados no território indiano são as altas tarifas de importação, que chegam a 110%. Por conta delas, o modelo básico da Tesla custa cerca de US$ 68 mil no país, quase três vezes mais do que os veículos elétricos dos concorrentes.
A fabricante ainda espera que as taxas sejam reduzidas a partir de negociações comerciais entre os governo da Índia e dos Estados Unidos. No entanto, este movimento parece improvável depois que Donald Trump impôs tarifas de 50% sobre as exportações indianas, punindo o país por comprar petróleo russo.
Uma possível solução pode vir do acordo de livre comércio que está sendo discutido entre indianos e europeus. Isso permitira que a empresa enviasse carros fabricados na Alemanha, reduzindo significativamente os custos. Enquanto isso, a montadora continua expandindo suas redes de recarga em Mumbai e Delhi.
O post Tesla: queda nas vendas vai além da Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.