O avanço da inteligência artificial tem aberto uma série de novas oportunidades nos últimos meses. Hoje, milhões de pessoas já fazem uso diário dos chatbots de IA, sendo o ChatGPT um dos mais acessados e famosos.
Estas plataformas têm permitido pesquisas rápidas, bem como a criação de imagens e textos. Para pesquisadores da Florida State University, no entanto, as ferramentas também estão influenciando nos nossos padrões de fala.
Impactos da IA na nossa linguagem
De acordo com o trabalho, palavras bastante usadas pelo ChatGPT estão sendo agora adotadas pelos usuários do chatbot.
Este é o caso de multifacetado, orgulhoso, meticuloso e estratégico.
Os pesquisadores afirmam que elas são frequentemente usadas em um contexto formal ou acadêmico e incomuns em conversas coloquiais do dia a dia.
A equipe destaca que “a linguagem é o meio de comunicação mais poderoso que a humanidade tem e entender como a IA afetará esse meio é fundamentalmente importante e oportuno”.
Eles ainda alertam que essa adoção generalizada levanta preocupações de que a tecnologia também possa moldar a maneira como nos expressamos.
Leia mais
Chatbots de IA podem ser facilmente manipulados, revela estudo
ChatGPT deu dicas de como criar bombas em testes de segurança
Dona do ChatGPT vai abrir escritório no Brasil
Tecnologia pode ter uma influência sobre as pessoas maior do que imaginávamos
Durante o trabalho, os pesquisadores queriam entender se a linguagem humana afeta o léxico do ChatGPT, uma vez que a ferramenta é treinada na escrita humana existente, ou se o chatbot influencia a linguagem humana devido ao uso generalizado.
Para responder a essa pergunta, eles reuniram um conjunto de dados de 22,1 milhões de palavras de linguagem não roteirizada em podcasts de ciência e tecnologia de conversação. Em seguida, analisaram as tendências de vocabulário de antes e depois do lançamento da ferramenta, concentrando-se em palavras comumente usadas por grandes modelos de linguagem.
Os resultados mostram um aumento no uso dessas palavras, sugerindo uma influência direta da inteligência artificial na escolha dos vocábulos. As conclusões foram descritas no site da Florida State University.
O post ChatGPT está influenciando os padrões de fala humana, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.