Nos últimos anos, ganhar mais desempenho nos treinos virou prioridade para muita gente, mesmo para quem não compete. Uma das práticas que tem chamado atenção é o consumo de um sachê de sal antes da atividade física. Embora a mudança pareça simples, é preciso entender tanto os benefícios quanto os riscos que essa escolha pode trazer.
O sódio, principal componente do sal, é um eletrólito indispensável ao corpo humano. Ele participa de funções essenciais, como a hidratação, a contração muscular e o equilíbrio de fluidos no organismo. Porém, também há riscos de usar o sal antes do treino, e é importante saber disso.
Leia também
Suco de beterraba pode aumentar força muscular nos treinos, diz estudo
Açaí antes ou depois do treino? Especialista esclarece dúvidas
5 dicas para readaptar o corpo depois de uma pausa nos treinos
Ganhe massa muscular com 5 técnicas avançadas de treino
Riscos e benefícios do sal
De acordo com Waleska Nishida, Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, atletas e pessoas que transpiram muito durante os treinos podem se beneficiar da ingestão controlada do mineral para reter líquidos e reduzir câimbras.
“Apesar dos benefícios, é importante lembrar que o excesso de sódio pode trazer riscos à saúde, especialmente para quem já possui predisposição a certas condições médicas”, analisa a especialista.
Leia a notícia completa no Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!