Você costuma comer frutas, legumes e vegetais diariamente? Se não, saiba que esses alimentos contêm um composto natural que pode apoiar o combate ao câncer. Trata-se da zeaxantina, um pigmento capaz de ajudar a reduzir tumores durante o tratamento de imunoterapia, revela um novo estudo publicado na Cell Reports Medicine.
Entenda:
Um composto natural comum em frutas, legumes e vegetais pode apoiar o combate ao câncer;
A zeaxantina – já conhecida por seus efeitos na saúde ocular – ajuda a reduzir tumores durante o tratamento de imunoterapia;
Usado como suplementação alimentar, o composto retardou o crescimento tumoral em roedores;
A zeaxantina pode ser encontrada em vegetais verde-escuros, e em frutas e legumes alaranjados, vermelhos ou amarelos.
Estudos prévios já haviam apontado o potencial da zeaxantina para a saúde ocular, ajudando a evitar doenças como a catarata. Agora, na nova pesquisa, uma equipe da Universidade de Chicago descobriu que o composto pode, também, ser usado como suplemento para reforçar o poder das células imunológicas no combate ao câncer.
Leia mais:
Tratamento com células CAR-T é esperança na luta contra o câncer
Os vegetais que podem reduzir o risco de câncer de cólon
Cientistas criam terapia que une bactérias e vírus contra o câncer
Composto natural encontrado em alimentos é aliado contra câncer
Os pesquisadores passaram anos investigando o impacto de compostos naturais no sistema imunológico. Enquanto examinavam nutrientes no sangue, eles descobriram que a zeaxantina aumenta diretamente a atividade das células T CD8+ – essenciais na destruição de células tumorais.
“Ficamos surpresos ao descobrir que a zeaxantina, já conhecida por seu papel na saúde ocular, tem uma função completamente nova no fortalecimento da imunidade antitumoral. Nosso estudo mostra que um simples nutriente alimentar pode complementar e fortalecer tratamentos avançados contra o câncer, como a imunoterapia”, diz Jing Chen, autor sênior do estudo, em comunicado.
Durante testes em roedores, a zeaxantina foi utilizada como suplementação alimentar. Como resultado, os animais que receberam o composto apresentaram um crescimento tumoral mais lento. Além disso, quando combinada a inibidores de ponto de controle imunológico, a substância potencializou significativamente os efeitos antitumorais.
Quais alimentos possuem zeaxantina?
A zeaxantina pode ser obtida pelo consumo de vegetais verde-escuros (como couve, espinafre, escarola, rúcula e agrião), e em frutas e legumes alaranjados, vermelhos ou amarelos (como milho, manga, ovos, mamão, manga e laranja).
Chen destaca que, ainda que novos ensaios sejam necessários para avaliar a aplicação em pacientes humanos com câncer, as descobertas “abrem um novo campo da imunologia nutricional que analisa como componentes alimentares específicos interagem com o sistema imunológico em nível molecular”, podendo ajudar a tornar as imunoterapias atuais “mais eficazes e acessíveis.”
O post Este composto natural apoia o combate ao câncer – e provavelmente está na sua dieta! apareceu primeiro em Olhar Digital.