Serviços avançam, e PIB de São Paulo cresce 2,5% em 12 meses

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo registrou crescimento de 2,5% no acumulado dos últimos 12 meses. O avanço resulta de comparação com o período imediatamente anterior. O índice já desconta os efeitos sazonais. A Fundação Seade foi quem divulgou os dados nesta semana.

O desempenho positivo teve a influência principalmente do setor de serviços, que apresentou alta de 3,5%. No acumulado de 2025, entre janeiro e junho, a economia paulista avançou 1,4% em relação ao mesmo intervalo de 2024. Nesse período, a agropecuária cresceu 4,5%, enquanto os serviços tiveram expansão de 2,9%.

PIB se deve à modernização, diz governador 

Ao comentar os números, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) atribuiu o resultado a políticas estaduais de gestão. “O avanço da nossa economia, especialmente no setor terciário, é resultado das medidas de modernização da administração pública”. Tarcísio destacou do mesmo modo fatores como a desburocratização, bem como iniciativas com foco na atração de investimentos.

“Essas ações têm feito a diferença desde o início da nossa gestão e estão gerando resultados positivos para o Estado”. No acumulado do ano de 2024, os investimentos contratados por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) superaram R$ 300 bilhões, incluindo projetos como a privatização da Sabesp, concessões rodoviárias, transporte ferroviário e construção de escolas.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

O post Serviços avançam, e PIB de São Paulo cresce 2,5% em 12 meses apareceu primeiro em Revista Oeste.