A empresa portuguesa Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos (SP) e Guarujá (SP), no litoral paulista.
As propostas foram abertas durante cerimônia na sede da B3, a bolsa de valores, em São Paulo (SP). O valor do investimento está estimado em aproximadamente R$ 6,8 bilhões. Além da empresa vencedora, a Acciona Concesiones, da Espanha, também disputava o certame.
“É uma grande honra. […] Temos a certeza que iremos cumprir com nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rápido possível”, afirmou o vice-presidente da Engil-Mota, Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota.
Parceria e escopo
O túnel será realizado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, com participação da iniciativa privada — responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura. O projeto deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Com 1,5 km de extensão total, estima-se que pelo menos 870 metros sejam submersos. Segundo o edital, as obras devem ser concluídas até 2030. A infraestrutura permitirá o tráfego de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Atualmente, cerca de 78 mil pessoas atravessam diariamente entre as duas margens com barcos pequenos e balsas.
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Túnel centenário e disputa de protagonismo
A construção de um túnel entre os dois municípios é discutida há quase 100 anos;
O primeiro projeto foi elaborado em janeiro de 1927, quando Júlio Prestes era governador de São Paulo, com um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini;
Sem avanços por décadas, a proposta voltou a ser discutida e o edital foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos);
A obra é considerada histórica e estratégica para a mobilidade regional.
Como será a construção do túnel
Segundo o governo, diferentemente dos túneis escavados em rocha — como os de metrô —, o modelo submerso que ligará Santos e Guarujá será composto por grandes blocos de concreto, pré-moldados em docas secas e dotados de câmaras internas de ar.
“Cada peça é construída em terra firme, testada e, depois, transportada por flutuação até o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, encaixados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedras”, informou o Ministério de Portos e Aeroportos.
A escolha dessa técnica considerou principalmente o solo da região, composto por argilas moles e sedimentos fluviais, que não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas. “Além disso, o túnel imerso apresenta vantagens ambientais e urbanas, exigindo menos desapropriações, reduzindo o impacto visual e permitindo uma execução mais rápida e eficiente”, afirmou o ministério em nota.
A construção de uma ponte foi descartada devido às restrições da Base Aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal portuário.
Passo a passo da obra
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o processo seguirá “etapas rigorosas para garantir precisão e segurança”.
1ª etapa — A preparação do leito envolve a escavação no fundo do canal e aplicação de base de concreto, além da construção dos módulos, que passarão por testes de vedação e resistência;
2ª etapa — Na fase de transporte e imersão controlada, rebocadores levarão os módulos até o local em que serão submersos. “A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Uma vez posicionados, os blocos serão encaixados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e assentados sobre um leito de areia”, afirmou o ministério;
3ª etapa — Já na proteção final, a construtora portuguesa vai recobrir a estrutura com pedras, com o intuito de proteger o túnel contra impactos e movimentações naturais das correntes marítimas ao seu redor.
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