O leilão do túnel submerso entre Santos e Guarujá (SP) — o primeiro deste tipo no Brasil — está marcado para esta sexta-feira (05), às 16h, na sede da B3, em São Paulo.
Duas empresas vão disputar o certame: a espanhola Acciona Concesiones e a portuguesa Mota-Engil. A vencedora será a companhia que oferecer o maior desconto sobre a parcela mensal paga pelo poder público durante a concessão.
A empresa ganhadora ficará responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura. O contrato entre governos (federal e estadual) e a iniciativa privada terá duração de 30 anos, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões.
O projeto deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A previsão de conclusão é 2031, informou a Secretaria de Parcerias do governo de São Paulo ao Olhar Digital.
Como será o túnel imerso entre Santos e Guarujá
O túnel terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros ficarão imersos. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.
A expectativa é que a passagem permita o tráfego de caminhões, bicicletas, pedestres, veículos de passeio e transporte público. Hoje, cerca de 78 mil pessoas fazem a travessia por balsas e barcos pequenos.
A construção
O túnel será formado por seis módulos de concreto pré-moldados numa doca seca. Depois de prontos, eles passam por testes de vedação e impermeabilidade, são inundados para flutuar e rebocados até o ponto da instalação, a 21 metros de profundidade no canal.
No fundo do mar, será aberta uma trincheira para abrigar os módulos, reforçada com placas de concreto. Cada peça será posicionada com auxílio de sistemas eletrônicos e, em seguida, submersa de forma controlada. O encaixe entre os módulos ocorrerá por guinchos hidráulicos, pressão atmosférica e ajustes com pinos de aço.
Após o acoplamento, a base do túnel receberá uma “cama” de areia para nivelamento e, por cima, será recoberta com camadas de pedras. Essa proteção final servirá contra o impacto de embarcações e o enganchamento de âncoras (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).
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Ideia quase centenária
A ligação entre Santos e Guarujá por meio de um túnel é discutida há quase 100 anos, segundo o G1. O primeiro projetofoi elaborado em janeiro de 1927, ainda na gestão do governador Júlio Prestes, a partir de um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini.
Sem avanços por décadas, a proposta voltou a ganhar força em diferentes governos, mas o edital só foi publicado em 2025. O anúncio partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Além de estratégica para a mobilidade da Baixada Santista, a obra também ganhou contornos políticos. Tanto Lula quanto Tarcísio buscaram destacar o projeto como conquista de suas gestões.
A princípio, os discursos oficiais adotavam um tom de cooperação. Mais recentemente, porém, cada um passou a citar o túnel sem mencionar o outro em manifestações voltadas às próprias bases eleitorais — inclusive nas redes sociais.
A disputa pelo protagonismo ganha peso extra porque Tarcísio, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, é cotado como possível candidato à Presidência em 2026.
O post Túnel Santos-Guarujá: Leilão do 1º submerso do Brasil acontece nesta sexta-feira apareceu primeiro em Olhar Digital.