Qual o horário do eclipse lunar total?

O eclipse lunar total de 7 de setembro começará por volta das 15h12 (horário de Brasília). Esse espetáculo celeste será visto em várias partes do mundo e o Olhar Digital transmitirá ao vivo. Mas, afinal, até que horas vai e onde será melhor observado? Confira todos os detalhes nesta matéria!

Um espetáculo celeste que não será visível do Brasil

Eclipse lunar parcial visto de Bangkok, na Tailândia, em 31 de janeiro de 2018. Crédito: Chattafan Sakulthong – Shutterstock

No próximo dia 7 de setembro, o céu de parte do planeta será palco de um eclipse lunar total, fenômeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural.

O eclipse será visível principalmente na Ásia, Rússia, Austrália e leste da África. Em menor escala, também poderá ser observado em partes do Oriente Médio e da África Central.

A totalidade do eclipse, quando a Lua entra completamente na umbra da Terra e adquire uma coloração avermelhada, começará por volta das 15h12 (horário de Brasília) e durará cerca de 1 hora e 22 minutos. O auge do evento ocorrerá às 15h44.

Representação artística elaborada com Inteligência Artificial mostra eclipse lunar total com uma chuva de meteoros ao redor. Créditos: Lua: FtLaud – Shutterstock. Fundo: Flavia Correia via DaLL-E/Olhar Digital.

O fenômeno não será visível do Brasil por acontecer durante o dia no horário local. Por aqui, a Lua ainda estará abaixo da linha do horizonte, impossibilitando qualquer observação. A última vez que um eclipse lunar total pôde ser visto em território brasileiro foi em 8 de novembro de 2022.

Para quem quiser acompanhar, o portal Olhar Digital fará a transmissão ao vivo, com comentários e imagens em tempo real captadas de regiões privilegiadas. A live começa às 14h (horário de Brasília).

Leia mais:

Saturno acompanha “Lua de Sangue” durante o eclipse

Eclipse lunar mais longo do ano acontece no fim de semana

O eclipse lunar na visão das antigas civilizações

Eclipses lunares totais não são raríssimos, mas nem sempre são visíveis de todos os lugares do mundo. Como a observação de eclipses lunares não oferece riscos à saúde ocular, não há necessidade de equipamentos especiais como ocorre nos eclipses solares. Basta um céu limpo e um bom local de observação. Mas, neste de 2025, será preciso recorrer à internet ou esperar o próximo que alcance o céu brasileiro.

O post Qual o horário do eclipse lunar total? apareceu primeiro em Olhar Digital.