Se a inteligência artificial está ‘roubando’ vagas de trabalho, ela também pode te ajudar a encontrar um emprego. É o que promete a plataforma OpenAI Jobs Platform, da OpenAI, serviço que está sendo desenvolvido para conectar empresas e candidatos.
A plataforma poderá concorrer diretamente com o LinkedIn, hoje líder desse mercado e pertencente à Microsoft, maior investidora da startup de IA. O serviço, segundo o TechCrunch, deve ser lançado em meados de 2026.
Plataforma usará IA para que empresas e candidatos “deem um match”
A plataforma da OpenAI usará a inteligência artificial para encontrar candidatos qualificados para as vagas abertas pelas empresas. Além disso, uma parceria com Walmart e John Deere irá criar a OpenAI Academy, com foco na certificação de 10 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos em IA, ajudando-os a se adaptarem a uma nova realidade do mercado de trabalho.
Para resumir os principais impactos e funcionalidades da plataforma:
A plataforma usará IA para identificar candidatos mais adequados para vagas;
Empresas poderão encontrar talentos de forma mais rápida e eficiente;
Parcerias com Walmart e John Deere certificam 10 milhões de trabalhadores em IA, com um selo de certificação;
Recém-formados terão apoio para enfrentar um mercado cada vez mais automatizado.
“O serviço oferecerá um caminho dedicado para pequenas empresas e governos locais acessarem os melhores talentos em IA”, comentou Fidji Simo, CEO de aplicativos da OpenAI, em publicação no blog da empresa.
Os empregos serão diferentes, as empresas terão que se adaptar e todos nós teremos que aprender a trabalhar de novas maneiras.
Fidji Simo, CEO de aplicativos da OpenAI, no blog da empresa
Impacto nos jovens profissionais
Uma matéria da revista Fortune explicou que a OpenAI pretende apoiar recém-formados que enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho justamente por causa da automação.
Apesar do otimismo, especialistas alertam que jovens entre 22 e 25 anos correm maior risco de ver cargos de nível júnior substituídos por IA, como já ocorre em áreas de atendimento ao cliente e até no desenvolvimento de software.
Vagas que exigem habilidades em IA pagam mais
Os planos da OpenAI com plataforma de empregos e o programa de certificação chegam em um momento de incerteza, com as empresas dispensando funcionários para automatizar determinadas funções.
Por outro lado, uma pesquisa da Lightcast mostra que funções que exigem conhecimentos em IA pagam salários mais altos que aquelas que não exigem. Quanto a isso, Simo reconhece as mudanças que o mercado de trabalho está passando, deixando claro que todos precisarão se adaptar.
O que podemos fazer é ajudar mais pessoas a se tornarem fluentes em IA e conectá-las a empresas que precisam de suas habilidades.
Fidji Simo, CEO de aplicativos da OpenAI, no blog da empresa
Leia mais:
Como não cair em golpe de vaga de emprego online
Qual funcionário pode ser trocado pela IA: o novato ou o veterano?
Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil
Além disso, o projeto tem a ver com os “esforços da Casa Branca para expandir a alfabetização em IA”, um dos temas de reunião entre Trump e um grupo de líderes de empresas de tecnologia realizada na semana passada. O Olhar Digital deu os detalhes aqui.
O post IA para encontrar emprego: OpenAI terá plataforma rival do LinkedIn apareceu primeiro em Olhar Digital.