EA Sports FC 26: confira todas as novidades do jogo de futebol

O EA Sports FC 26 chega oficialmente para PC, Nintendo Switch e o Switch 2, PS4, PS5, Xbox One e Series X/S no dia 26 de setembro de 2025. A versão mobile será atualizada de forma simultânea ao lançamento oficial. Entretanto, o acesso antecipado acontece no dia 19 para os jogadores que adquiriram a Edição Ultimate. 

O jogo vem com novidades importantes que vão aprimorar a jogabilidade e a experiência dos usuários. Destaque para mudanças no gameplay no Modo Carreira e no Ultimate Team, além de FC IQ aprimorado e outros recursos acrescentados nesta edição do jogo de futebol da Electronic Arts.

A seguir, confira as principais novidades que fazem do EA Sports FC 26 um simulador de futebol ainda mais avançado do que a versão anterior do game. 

Veja as principais novidades do EA FC 26

Inserção de duas predefinições no gameplay

Musiala, do Bayern de Munique, e Bellingham, do Real Madrid, entrando em campo no EA Sports FC 26 Imagem: Divulgação/Eletronic Arts

Foram inseridas as predefinições “Autêntica”, que proporciona maior realismo nos modos offline (Volta, Carreira e coop local), com o auxílio da inteligência artificial e movimentos muito parecidos com os da vida real; e “Competitiva”, capaz de possibilitar defesas menos rígidas, uma menor quantidade de aleatoriedade nos modos online (Temporadas, Ultimate Team e Clubs), além de dribles mais ágeis e passes com maior velocidade.

Leia mais:

Gosta de Sonic? Veja tudo o que sabemos sobre o jogo Racing CrossWorlds

Onde e como assistir a jogos de futebol na CazéTV?

Onde e como assistir a jogos de futebol no Canal GOAT?

Desafios de Manager ao Vivo

Conforme informações da Electronic Arts, foi introduzida a experiência de Carreira de Manager ao Vivo, uma Central dinâmica cheia de desafios em constante mudança. Dessa forma, serão ofertadas experiências que evoluem toda semana e mês durante a nova temporada. 

Além disso, no Manager ao Vivo haverá uma série de desafios que serão lançados ao longo do tempo. Entre eles estão os mata-matas da UEFA Champions League e a corrida das janelas de transferências, o que entrega ainda mais realismo ao game. 

Evolução do sistema FC IQ

Este sistema é responsável pelo posicionamento, funções dos jogadores em campo e comportamentos táticos dos atletas. Nele, a EA colocou novos Focos (Focuses), Funções (Roles) e excluiu limitações rígidas de posicionamento. 

Com isso, os futebolistas não precisam mais ficar extremamente presos à função que realizam, ou seja, caso necessário, um determinado atleta pode contribuir com outras jogadas, o que torna o jogo mais flexível e próximo da realidade. 

Além disso, o game ganhou mais versatilidade com o aumento de posições que um atleta consegue exercer. Junto a isso, foram implementadas novas funções para associação com o futebol moderno da vida real:

Ball-Playing Keeper: posição de goleiro. O atleta agora consegue participar da saída de bola com os pés, mesmo estando em uma posição defensiva sólida;

Wide Back: zagueiros que cobrem as laterais quando um lateral de ofício avançar para o ataque;

Inverted Wingback: o lateral ofensivo que auxilia na construção das jogadas;

Box Crasher: volante capaz de atacar os espaços e aparecer como uma peça ofensiva surpresa. 

Jogadores de Real Madrid e Atlético de Madrid em campo – Imagem: Divulgação/Eletronic Arts

Novos PlayStyles

Na parte de estilos, a Electronic Arts lançou novos PlayStyles para substituir antigos, como Aerial, Flair, Power Header e Trivela. Assim, as versões atuais introduzidas no game adicionam efeitos refinados e mais específicos. São elas:

Aerial Fortress: proporciona maior impulsão e potência física para disputas aéreas defensivas;

Enforcer: dá maior destaque para atacantes físicos que ganham maior eficiência na hora de fazer a proteção de bola e aplicar dribles por meio de contato corporal;

Relentless: esse é um estilo já existente no game anterior, mas que foi ajustado para auxiliar na recuperação de energia em um curto período;

Inventive: uma junção de Flair com Trivela para jogadores criativos e estilizados;

Precision Header: melhora os cabeceios ofensivos, proporcionando mais potência e precisão;

Game Changer: outra derivação do Trivela e Flair, o Game Changer aprimora finalizações que são consideradas fora do padrão.

Modo Carreira do EA FC 26

Agora o Modo Carreira tem dois formatos: o “Clássico”, que continua com o controle total em relação às contratações, evolução do clube e tática; e o “Live”, que entrega cenários muito parecidos com os da vida real, como demissões. 

Bellingham, do Real Madrid entrando em campo no EA Sports FC 26 – Imagem: Divulgação/Eletronic Arts

Há também a criação persistente de técnico, a qual possibilita utilizá-lo em diversos salvamentos. A criação do atleta também foi aumentada com duas novas histórias de origem. Agora, são quatro alternativas.

Ainda no Modo Carreira, mas voltado para o jogador, Arquétipos são responsáveis por definir a evolução do personagem conforme o passar das temporadas, interferindo no relacionamento com treinadores, atributos e planos de treinamento. 

Também vale destacar a presença, em definitivo, dos Icons, que traz lendas do futebol como Ronaldo Fenômeno e Zidane. É possível tê-los no seu time por meio de Desafios ou Passe de Temporada. Os trâmites de contratação passaram por melhorias para dar maior realismo ao jogo.

O post EA Sports FC 26: confira todas as novidades do jogo de futebol apareceu primeiro em Olhar Digital.