Lua inicia a semana perto de Saturno

Dando início à “turnê mensal” de setembro pelos planetas do Sistema Solar, a Lua visita Saturno nesta segunda-feira (8). Em um fenômeno conhecido como conjunção, eles vão compartilhar a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).

De acordo com o guia de observação InTheSky.org, isso acontece às 17h20 (pelo horário de Brasília). Embora esteja invisível no momento exato da conjunção, pois estará abaixo da linha do horizonte, o par poderá ser observado ainda muito próximo na paisagem celeste ao anoitecer.

Configuração do céu nesta segunda-feira (8), no momento em que a Lua e Saturno passam a ser observáveis, por volta das 19h30 (horário de Brasília). Crédito: Stellarium Web

Do ponto de vista de São Paulo, por exemplo, os dois podem ser vistos a partir das 19h36, posicionados 11° acima do horizonte na direção leste. Então, às 00h52, eles atingem o ponto mais alto no céu, 69° acima do horizonte a norte, desaparecendo ao amanhecer, por volta das 5h35, quando estiver 18° acima do horizonte a oeste.

Enquanto a Lua estará em magnitude de -12.7, a de Saturno será de 0.6, com ambos na constelação de Peixes. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

A Lua e Saturno não estarão próximos o bastante para serem vistos juntos com um telescópio, mas serão observáveis a olho nu ou com um par de binóculos.

Conjunção entre Lua e Saturno em 9 de dezembro de 2018, com ocultação lunar do planeta, vista da superfície da Terra. Crédito: ESO/Nico Bartmann/spaceengine.org

Saturno acompanhou a “Lua de Sangue” durante o eclipse

Na noite deste domingo (7), o planeta dos anéis já estava bem pertinho do nosso satélite natural no céu. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, nas localidades do globo onde o eclipse lunar total pôde ser observado, ele foi coadjuvante do evento, dando um toque de charme a mais à “Lua de Sangue”. 

Eclipsed moon with Saturn pic.twitter.com/P3QmSf58yv

— DS Ranade (@sehjra) September 8, 2025

Veja outras imagens espetaculares do eclipse aqui.

Fatos sobre Saturno e seus anéis:

Sexto planeta a partir do Sol, Saturno é o segundo maior do Sistema Solar, com cerca de 120,5 mil km de diâmetro – quase 10 vezes maior que a Terra;

Formados por pedaços de gelo e rocha, acredita-se que os anéis sejam restos de corpos celestes destruídos pela intensa gravidade do planeta;

Embora se estendam por impressionantes 282 mil km a partir da superfície de Saturno, essas estruturas têm espessura vertical de apenas 10 metros em algumas áreas.

Leia mais:

Novo modelo sugere origem da vida em Titã, lua de Saturno

Algo parece ter colidido com Saturno – entenda

Saiba por que pousar em Júpiter ou Saturno é praticamente impossível

Próximos planetas que a Lua vai visitar em setembro

Neste mês, a Lua ainda passa por Júpiter (16), Vênus (19) e Marte (24). Essa série de conjunções ocorre porque a Lua orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

Além disso, na terça-feira (9), a Lua atinge o chamado perigeu – a menor distância em relação à Terra. Isso significa que ela estará mais perto do nosso planeta. 

Imagem: Triff – Shutterstock (Terra/fundo) – Edição: Olhar Digital

A distância entre os dois corpos varia porque a órbita da Lua em torno da Terra não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho chamado uma elipse. À medida que ela atravessa esse caminho elíptico a cada mês, sua distância se alterna entre 356.500 km no perigeu e 406.700 km no apogeu (o ponto mais distante, que neste mês será alcançado dia 26).

O post Lua inicia a semana perto de Saturno apareceu primeiro em Olhar Digital.