O buscador com inteligência artificial (IA) da Apple pode estrear antes do esperado, segundo a edição mais recente da newsletter Power On, de Mark Gurman, na Bloomberg.
Em agosto, Gurman revelou em sua newsletter que a empresa tinha criado uma equipe chamada “Answers, Knowledge and Information” (“Respostas, Conhecimento e Informação”, em tradução livre) para desenvolver um novo produto de busca com IA.
Nova Siri deve trazer nova busca com IA da Apple
“A Apple aproveitou a oportunidade para reconstruir a assistente [Siri] e criar um novo produto de busca – internamente apelidado de World Knowledge Answers (WKA) – para competir com serviços como o Perplexity e o ChatGPT da OpenAI”, escreve Gurman.
Segundo ele, o recurso está previsto para março de 2026, como parte da nova Siri. E pode futuramente chegar ao navegador Safari e à busca Spotlight.
Michael Burkhardt, do site 9to5Mac, observa que, se esse cronograma se confirmar, março será um prazo impressionante para um produto que aparentemente começou a ser desenvolvido há poucos meses.
Decisão sobre modelos de IA ainda em aberto
Enquanto isso, a Apple mantém testes internos para decidir se a próxima geração da Siri usará grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) próprios ou de fornecedores como Google, Anthropic e OpenAI.
“Apesar dos problemas enfrentados pelo Siri dentro do projeto Apple Intelligence, a Apple parece determinada a marcar presença no campo da IA generativa”, avalia Burkhardt.
Leia mais:
Sua próxima busca no iPhone não será no Google; conheça o plano secreto da Apple
Vale a pena comprar o iPhone 17 para substituir seu celular antigo da Apple?
Quais gestos secretos ativam efeitos em chamadas de vídeo no iPhone
Apple estaria preparando mudança na bateria dos novos iPhones
O movimento em direção à IA acontece em paralelo ao lançamento do iPhone 17, previsto para esta semana. A nova linha deve ter quatro versões e trazer mudanças significativas na capacidade de bateria em comparação ao iPhone 16.
Segundo informações do leaker “ShrimpApplePro”, os modelos 17 Pro e 17 Pro Max podem ter até 18,6% e 8,6% a mais de bateria, respectivamente. Já o iPhone 17 Air terá design mais leve, mas com perda de capacidade em relação ao 16 Plus.
Além disso, o ProMotion, antes restrito aos modelos Pro, deve estar presente em toda a linha. O recurso ajusta a taxa de atualização (frames por segundo) da tela para melhorar desempenho e economia de energia.
O post Novo rival do ChatGPT? Apple corre para lançar buscador com IA na nova Siri apareceu primeiro em Olhar Digital.