Prédios “tortos” de Santos são desafio na construção do túnel com Guarujá

O primeiro túnel submerso do Brasil ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, e deve começar a ser construído ainda neste ano. A previsão é de que as obras estejam totalmente concluídas em 2031.

A opção pela estrutura erguida sobre o fundo do mar é a única possível, apontam estudos técnicos. Os motivos para isso incluem o tráfego aéreo na Baixada Santista e o solo instável, que deu origem aos famosos prédios ‘tortos’ de Santos.

Solo instável dificulta os trabalhos

Segundo informações do UOL, a construção de uma ponte com 1,5 km de extensão é algo comum, mas não ligando Santos e Guarujá. Isso porque as cidades são separadas pelo canal com quase um quilômetro de largura, por onde passam embarcações de um dos portos mais movimentados do Hemisfério Sul.

Por conta disso, uma eventual estrutura no local precisaria ter, no mínimo, 85 metros de altura sem colunas submersas, de acordo com um estudo técnico do governo de São Paulo. No entanto, isso impactaria as rotas que levam à base aérea de Santos, o que motivou a escolha pelo túnel submarino.

Túnel ligará as cidades de Santos e Guarujá (Imagem: divulgação)

Outra dificuldade constatada é o solo da região de Santos. Ele é formado por sedimentos instáveis, com areia de manguezal, que inviabilizariam os trabalhos. A solução foi preparar um túnel em pedaços, que serão rebocados até suas posições finais. Com ajuda de sensores de precisão milimétrica, cada bloco do túnel será solto no fundo d’água. Em seguida, mergulhadores e máquinas irão se certificar de que os segmentos foram unidos e vedados adequadamente.

Prédios de Santos (Imagem: Diego Grandi/Shutterstock)

Outra vantagem é o tamanho da obra. Se fosse escavado, o túnel precisaria ter cerca de 2,9 km. Como a opção submersa foi escolhida, o tamanho cai quase pela metade. Logo após ser posicionado no fundo d’água, a construção ainda será coberta por areia grossa e pedras para evitar possíveis danos causados pelo arrasto de âncoras ou até o impacto de um eventual naufrágio. Os materiais também protegem contra a erosão marinha.

Leia mais

Túnel Santos-Guarujá: empresa portuguesa vence leilão

Caminho que demora uma hora vai levar um minuto no túnel Santos-Guarujá

Como o túnel entre Santos e Guarujá vai ser construído

Reprodução artística de como será o túnel submerso (Imagem: reprodução/Prefeitura de Santos)

Túnel vai reduzir deslocamento entre cidades para um minuto

A obra deve custar R$ 6,8 bilhões, dos quais R$ 5,2 bilhões sairão dos cofres da União e do Estado de São Paulo.

O restante virá do grupo Mota-Engil, de Portugal, que venceu o leilão para realizar os trabalhos.

O túnel terá 1,5 km de extensão – 630 metros elevado e 870 metros imersos.

A estrutura vai ter seis módulos de concreto pré-moldados numa doca seca.

E será assentada a 21 metros de profundidade.

A expectativa é que a passagem permita o tráfego de caminhões, bicicletas, pedestres, veículos de passeio e transporte público.

Atualmente, cerca de 78 mil pessoas fazem a travessia por dia.

O post Prédios “tortos” de Santos são desafio na construção do túnel com Guarujá apareceu primeiro em Olhar Digital.