Semáforo de quatro cores? EUA estudam preferência para carros autônomos

Já virou uma tradição. Os semáforos têm três cores dispostas de cima para baixo na seguinte ordem: vermelho (pare), amarelo (atenção) e verde (siga). Trata-se de uma norma mundial de sinalização de trânsito, mesmo que muitos motoristas “finjam” não conhecer as regras.

Nos Estados Unidos, no entanto, está em discussão a possibilidade de adicionar mais uma cor aos equipamentos. A ideia é defendida pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos do país e tem como objetivo preparar as ruas para a presença cada vez maior de veículos autônomos.

Uma quarta luz seria adicionada ao equipamento de trânsito (Imagem: ako photography/Shutterstock)

Uso exclusivo para os veículos autônomos

Segundo informações do UOL, a cor branca seria adicionada aos semáforos.

A proposta, desenvolvida por engenheiros do transporte da Universidade Estadual da Carolina do Norte, prevê que a quarta luz entre em ação logo após o vermelho se apagar.

Ela seria de uso exclusivo dos veículos autônomos, que ganhariam prioridade no fluxo do trânsito.

O sinal verde continuaria valendo para os motoristas humanos, mas sempre depois da fase branca.

A ideia é que isso garante que carros convencionais se mantenham sempre atrás dos autônomos, evitando interferências na comunicação entre as máquinas e mantendo o fluxo estável.

De acordo com os defensores da proposta, a mudança pode ser a chave para um trânsito mais rápido, seguro e inteligente.

Leia mais

Fim do trânsito? A inteligência artificial promete dar uma forcinha

Como a capital da Finlândia conseguiu zerar as mortes no trânsito?

Semáforos inteligentes: novidade pode virar regra em todo Brasil

Objetivo é preparar as ruas do país para a presença cada vez maior de veículos autônomos (Imagem: metamorworks/Shutterstock)

Menos congestionamentos

Simulações mostram que o semáforo de quatro cores pode reduzir o tempo de viagem, otimizar cruzamentos e até melhorar a eficiência do consumo de combustível. A esperança é que a mudança evite congestionamentos e aumente a segurança nas vias.

Este trabalho ainda revelou que os efeitos positivos da luz branca crescem conforme o número de veículos autônomos aumenta. Com apenas 10% deles na via, os atrasos caíram 3%. Com 30%, a redução passou de 10%.

Mudança pode otimizar cruzamentos e reduzir congestionamentos (Imagem: mapman/Shutterstock)

Em cenários com poucos veículos autônomos, no entanto, o semáforo voltaria a operar normalmente, com apenas três cores. É importante destacar que ainda não há uma definição sobre o assunto, e que mesmo a cor branca pode mudar.

O post Semáforo de quatro cores? EUA estudam preferência para carros autônomos apareceu primeiro em Olhar Digital.